segunda-feira, 30 de maio de 2011

REUNIÃO COM O CHEFE DA CASA CIVIL, SEGUNDA, 30 DE MAIO, NO CIG

Chefe da Casa Civil, Sérgio Leão, Senadora Marinor Brito - PSOL, Cristina Quadros e Kátia Furtado.

 Fernando Carneiro também esteve presente e contribuiu com a reunião.





A pedido da AFBEPA, a senadora Marinor Brito – PSOL solicitou agenda com o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sérgio Leão para tratar de assuntos de interesse dos bancários e bancárias do Banpará. O Chefe da Casa Civil recebeu a AFBEPA nesta segunda-feira, às 10h. Estavam presentes a Presidente em exercício da AFBEPA, Cristina Quadros, a Senadora Marinor Brito, o dirigente do PSOL Fernando Carneiro e o Coordenador do Fórum Estadual de Lutas Marcos Soares. Kátia Furtado, presidente licenciada da AFBEPA, também pôde comparecer, para ajudar nos debates, em meio à agenda de consultas e terapias que tem realizado.

A senadora Marinor Brito iniciou a reunião agradecendo a abertura de espaço na agenda do Chefe da Casa Civil para receber a AFBEPA.

Dois pontos foram tratados:
1)   Os projetos do governo para o fortalecimento do Banpará, enquanto banco público estadual, no sentido do estímulo à inclusão social; e a publicidade e transparência de todos os atos do Banpará, no tocante às apurações das denúncias de fraudes e desvios de verbas públicas na ALEPA;
2)   Participação da AFBEPA, nas mesas de negociação da campanha salarial 2011/2012.

O Chefe da Casa Civil afirmou entender a necessidade de fazer um debate sobre a atuação do Banpará na sociedade paraense. Para ele, as carências na área tecnológica são fortes gargalos do Banco. Também abordou o problema do endividamento dos servidores estaduais, sendo que, segundo ele, a margem da Folha de Pagamento está internamente controlada, mas mesmo assim o endividamento é muito grande.

Ressaltamos que, por conta de um decreto do governo anterior, hoje os servidores estaduais realizam empréstimos consignados em vários outros Bancos, comprometendo quase que totalmente os seus rendimentos, mas a fatura pesa apenas nas contas do Banpará.

O Chefe da Casa Civil afirmou, também, que o Governo do Estado não pretende aportar valores no Banco. Ressaltamos que já há alguns anos tem sido assim, e que é o Banpará quem paga dividendos ao Governo do Estado.

Também foi solicitado que o Governo, mediante Regulamento Interno da Empresa, reconheça a AFBEPA como legítima representante dos trabalhadores, independente de quaisquer outras entidades, e que seja garantida a sua participação nas mesas de negociação com o Banpará, como é a vontade da categoria. As solicitações da AFBEPA ficaram de ser debatidas no mês de junho, próximo, em agenda a ser definida pela Casa Civil, intermediada pela Senadora Marinor Brito; mas o Chefe da Casa Civil já adiantou que o Governo deseja acompanhar, de perto, a negociação do Banpará nesta Campanha Salarial, uma vez que os funcionários do Banpará são funcionários públicos estaduais, embora celetistas, e que há legitimidade no pedido da AFBEPA.



*

7 comentários:

Anônimo disse...

Devemos frisar que o afirmado de que "já há alguns anos tem sido assim, e que é o Banpará quem paga dividendos ao Governo do Estado" vem sendo verdade desde a administração passada do Banpará correspondente aos anos de 2007 a 2010. Esperamos que assim continue!

Anônimo disse...

QUEREMOS AFBEPA NAS MESAS DE NEGOCIAÇÕES, SIM. SE NÃO ISSO VIRARÁ UM PLEBISCITO, MUITO EM VOGA ATUALMENTE. NÃO PODEMOS MAIS SER ESCRACHADOS PELO SINDICATO ANTI-FUNCIONÁRIOS.

Anônimo disse...

Que DEUS nos abencoe para que consigamos colocar na mesa de negociação deste ano pessoas comprometidas com os empregados do Banpaá. Chega de PELEGOS!

Anônimo disse...

Queremos não só a AFBEPA para nos representar na mesa de negiciação como também, queremos escolher quem nossos REPRESENTANTES nos Comitês do Banpará.

Anônimo disse...

SOU FUNCIONÁRIO DO BANPARÁ HÁ 26 ANOS E PELA PRIMEIRA VEZ VEJO PESSOAS DECENTES NOS REPRESENTANDO NA ASSOCIAÇÃO DO BANCO. QUE DEUS OS ILUMINE SEMPRE E QUE PESSOAS COM TAMANHA RESPONSABILIDADE E SERIEDADE COMO ESSA ATUAL DIREÇÃO, SE MULTIPLIQUE MAIS E MAIS. PARABENS! ESPERO QUE ESTA ASSOCIAÇÃO NOS REPRESENTE SEMPRE COMO VEM NOS REPRESENTANDO INCLUSIVE NAS NEGOCIAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL DESTE ANO. PQ NO ANO PASSADO FOMOS ENGANADOS PELO BANCO EM CONFORMIDADE COM O SINDICATO DA NOSSA CATEGORIA.

Anônimo disse...

PARABENS E ESSA PESSOA MAGNIFICA QUE É A SENADORA MARINOR BRITO, UMA MELHER PARAENSE COM POSTURA E SERIEDADE NO SENADO FEDERAL. SINTO MUITO ORGULHO DE SER PARAENSE QUANDO ME DEPARO COM PESSOAS ÉTICAS ASSIM. PORTANTO, SENADORA FICO MAIS UMA VEZ ORGULHOSA E ESPERO SUA CONTRIBUIÇÃO DE NOS PRESENTEAR COLOCANDO A NOSSA ASSOCIAÇÃO NA MESA DA CAMPANHA SALARIAL DESTE ANO E TB QUE NOS POSSAMOS ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES NOS COMITÊS DO BANPARA. APENAS QUEREMOS DEMOCRACIA!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.