segunda-feira, 2 de maio de 2011

"ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM"

O recorte acima é capa do caderno "Poder" do jornal "O Liberal" de hoje e mostra, de um lado, a "festa" do 1º de maio das centrais sindicais "oficiais", CUT, CTB, CGT e Força Sindical, atreladas ao governo, em contraposição às legítimas manifestações de outras centrais sindicais, Intersindical Nacional e CSP Conlutas, e sindicatos que não estão submissos à ordem, e que seguem acreditando que um novo mundo é necessário e é possível. Há sindicatos de luta, que estão remando contra a maré, denunciando, revelando as verdades e as mazelas que, hoje, o "sindicalismo oficial" deseja esconder.

Como podem observar, o conflito que muitos chamam de "guerra" entre Associação e Sindicato, não está restrito ao mundo do Banpará, e nem apenas ao sindicalismo bancário. É um problema de concepção sindical, de visão sobre o papel do Sindicato neste modo de produção em que somos obrigados a viver mas contra o qual lutamos, desejando justamente uma nova ordem de justiça, respeito e dignidade.

A Associação deseja, espera e cobra do Sindicato que desempenhe seu papel legal e estatutário de defesa dos trabalhadores, de colocar em primeiro lugar os interesses da categoria, ao invés de atuar como se fosse um partido ou um governo.Sindicato não é partido, é instrumento de luta das classes trabalhadoras e quando o Sindicato se omite ou compactua com os interesses de governos ou empresários, quem perde são os trabalhadores, traídos por sua entidade de classe.

Ainda bem que há os que não se submetem, não se subjugam, não compactuam. Ainda bem que, como cantou o poeta, "alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial".


*

3 comentários:

Anônimo disse...

O maldito dinheiro é responsável por todas essas vendas de caráter no nosso país. O ser humano atual é comprado por bagatelas. E esses setores, que deveriam estar nos defendendo, são todos vendidos.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário. Será que realmente dá prá acreditar que alguém, realmente, está do nosso lado? O que estamos presenciando é uma luta por oportunidades pessoais em todos os níveis o que só tem enfraquecido o movimento bancário, que tem agido do jeito que o patronato gosta!Ou os bancários estão agindo por disputas partidárias, ou pessoais ou estão sendo ingênuos demais!! Pensem nisso!

Kátia Furtado disse...

Anônimo das 16:45, do dia 04/05, ouso divergir em parte de você, pois nem todos estão buscando oportunidades pessoais no movimento bancário, ou são ingênuos, há uma parcela considerável, que luta verdadeiramente pela realização dos nossos sonhos de vida digna, com garantia de melhores salários e como consequência, melhores direitos previdenciários; cumprimento dos nosss direitos, como por exemplo: 6 ou 8 horas de trabalho, seja qual for o caso, o que exceder justificadamente pela empresa, que seja paga como hora suplementar; realização de intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, para os que trabalham com digitação; ambiente de trabalho salubre e higiênico; observância das Normas Regulamentadoras nos locais de trabalho etc, além de lutas por: Participação nos Lucros e Resultados linear para todos os empregados;ampliação do horário de descanso e refeição; maior custeio no Programa de Educação aos empregados; maior número de contratações de pessoal; Plano de Cargos e Salários que propicie evolução a cada dois anos( no caso do Banpará) etc.
São necessidades legais ou interesses, que são fundamentais para nós, empregados de Bancos. Essas necessidades de vida, são reais, e, geralmente advém de um fato ensejador, portanto, merecem atenção das pessoas que nos representam, que em conjunto, desenvolveremos a nossa forma de luta e resistência.
É importante não desanimar com o que às vezes se manifesta, por meio de rádio, tv, blogs etc, pois a democracia nos dá esse direito, a liberade de nos expressar, quando concordamos ou não, com atos, falas, escritos etc. O que importa é sempre, buscar construir um mundo melhor.


Kátia Furtado