quinta-feira, 28 de abril de 2011

QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ!

A nota de ataque à AFBEPA, publicada no site do Sindicato e enviada por mensagens aos funcionários do banco, é uma estratégia para tirar o foco da campanha QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ! Vamos continuar no foco. Vamos continuar lutando por democracia! E ao mesmo tempo, vamos nos unir cada vez mais para empreender as demais lutas por mais salário, evolução no PCS em 2011, fim da abusividade no custeio do plano de saúde Unimed, decisão democrática sobre a destinação do patrimônio remanescente com a extinção do plano CAFBEP/PAS, mais recursos para a segurança bancária, entre outras lutas estratégicas.



A Associação de Funcionários do Banpará foi criada por nós, funcionalismo do banco, para defender nossos direitos, interesses e conquistas e para lutar pela manutenção e fortalecimento do Banpará enquanto banco público estadual. E assim tem sido feito, de acordo com o nosso Estatuto, desde 2007. 

Se não fosse a CAMPANHA PELO PCS em 2009, criada pela AFBEPA em conjunto com os funcionários do banco, não teríamos nosso PCS implantado. Um sonho de mais de quinze anos, garantido em Acordo Coletivo, seria simplesmente esquecido pela gestão passada. E o mais grave é que o então presidente do banco informou ao Sindicato que não iria implantar o PCS e o Sindicato nada fez para defender um direito que estava assinado em Acordo. Ao contrário, na assembléia de bancários, os diretores do Sindicato votaram contra a Ação de Cumprimento, e isso está registrado em ata. Mas, felizmente, a maioria do funcionalismo presente votou a favor dos interesses dos trabalhadores e a Ação de Cumprimento foi aprovada e, com ela, ganhamos a Tutela Antecipada que definiu que nosso PCS teria que ser implantado em janeiro de 2010. Desde aquele momento, a direção do Sindicato dos Bancários excluiu a AFBEPA do GT PCS e das mesas de negociação da Campanha Salarial, mesmo após uma assembléia de mais de 200 bancários do Banpará exigindo a presença da Associação de Funcionários nas mesas de negociação.

No início da Campanha Salarial 2010 o Sindicato realizou um encontro, num dia de segunda-feira pela manhã, para definir a Minuta de Reivindicações dos Funcionários do Banpará. Naquele encontro, a bancária Luciete Baia, da Ag. Tucuruí propôs que houvesse democracia quanto à eleição dos representantes dos funcionários nos Comitês internos do Banpará. Esta proposta também foi defendida por Kátia Furtado, presidenta licenciada da AFBEPA, e foi aprovada no encontro por unanimidade. Ocoreu que, após a última assembléia da Campanha Salarial, o texto final do ACT 2010/2011 foi modificado pela direção do Sindicato que sequestrou o direito dos funcionários de elegerem, por meio do voto direto, seus representantes nos Comitês internos do Banpará. Ao contrário da proposta aprovada no encontro, o Sindicato determinou, no ACT, que vai indicar, vai impor os representantes dos funcionários. 

Diante disso, mais de 50 bancários reunidos na AFBEPA decidiram abrir uma outra campanha, tão poderosa quanto a do PCS, a campanha QUERO VOTAR - DIRETAS JÁ NO BANPARÁ!

A AFBEPA, então, buscando a paz e a união de esforços, pediu uma reunião com a direção do Sindicato para solicitar apoio nas lutas gerais do funcionalismo e pediu também para que a direção do Sindicato voltasse atrás quanto à essa imposição dos representantes dos funcionários, e não impedisse a democracia, mas "permitisse" aos funcionários do Banpará, eleger, por meio do voto direto, todos os seus representantes nos Comitês internos do Banpará. O Sindicato deveria estimular os trabalhadores a participarem cada vez mais das decisões políticas e lutarem, unidos, cada vez mais por seus direitos. Votar e escolher seus representantes é um direito de todo cidadão, de todo trabalhador! E, neste caso, essa decisão depende apenas da direção do Sindicato, que deveria respeitar o direito democrático dos bancários!

Infelizmente, a direção do Sindicato não respondeu aos ofícios e pedidos da AFBEPA e, até agora, não voltou atrás de sua decisão antidemocrática. A AFBEPA aguardou por mais de quinze dias, uma resposta do Sindicato, que prometeu voltar a reunir na primeira quinzena de abril. No entanto, não houve reunião e nem resposta. Esperamos que, apesar dos ataques à Associação de Funcionários, a direção do Sindicato tenha o bom senso de "permitir" a democracia e realizar eleições diretas para todos os representantes dos funcionários nos Comitês Trabalhista, Disciplinar, de Segurança e GT PCS. Esperamos que a direção do Sindicato venha a somar na defesa das lutas gerais dos funcionários do Banpará, inclusive dos engenheiros, que foram recentemente descomissionados, na luta por mais salário, evolução no PCS em 2011, fim da abusividade no custeio do plano de saúde Unimed, decisão democrática sobre a destinação do patrimônio remanescente com a extinção do plano CAFBEP/PAS, mais recursos para a segurança bancária, entre outras lutas estratégicas.


Quanto aos Comitês interno, é bom sempre lembrar que uma grande parte das decisões sobre nossa vida funcional passa por eles, e precisamos ter representantes que, realmente, nos defendam nestes Comitês. Vamos fortalecer a campanha QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ! Vamos exigir que o Sindicato "permita" o direito democrático dos funcionários do Banpará! Somos bancários, cidadãos, temos o direito de votar e eleger nossos representantes nos Comitês do Banpará!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fora Sindicato de Banqueiros!!!!!!