sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIREÇÃO SINDICAL NÃO TEM MORAL PARA PROTESTAR CONTRA O AUTORITARISMO DO BANCO


Quem dera a direção do Sindicato estivesse protestando para proteger o conjunto dos bancários do Banpará. Ao contrário, estão, como sempre, usando a entidade para proteger e defender apenas os seus. Estão denunciando o autoritarismo da direção do banco, apenas porque os que estão sendo “perseguidos” são os seus companheiros de partido, que estavam no governo anterior e agora estão voltando ao trabalho no Banpará.

A AFBEPA sempre foi, é e sempre será contra qualquer forma de opressão ou perseguição de qualquer espécie, mas, infelizmente, esta direção sindical não tem moral para protestar e muito menos para falar em nome dos mais de mil funcionários do Banpará, porque quando seu partido esteve no poder, o que se viu foi exatamente perseguição política a vários funcionários e, inclusive à esta AFBEPA, porque não compactuou com o autoritarismo e os prejuízos impostos, por eles, ao funcionalismo do banco. Durante o antigo governo, jamais se viu uma nota da direção do Sindicato no sentido de proteger o funcionalismo, ao contrário, trabalharam contra o PCS; retiraram a AFBEPA do GT PCS e da mesa de negociação da Campanha Salarial, chegaram ao cúmulo de trancar os portões do Sindicato para impedir que os bancários entrassem na sede para uma assembléia; pagaram nota no jornal contra o ato pacífico dos funcionários do Banpará na Sutec, durante a greve; e, para fechar com “chave de ouro”, impediram o aumento do reajuste salarial que a AFBEPA tinha conseguido em mesa com o governo, enganando a categoria dizendo que tinham conseguido 3,3% a mais na mesa com a direção do banco, quando, na verdade, o reajuste ficou em apenas 7,5% da Fenaban.

A atual direção do sindicato deve desculpas aos bancários e bancárias por tudo o que faz de ruim contra a categoria, e poderia começar a pedir essas desculpas, “permitindo” que os funcionários possam escolher, através do voto direto, seus representantes nos comitês do Banpará, que hoje são impostos pelo sindicato.

FIRME NA LUTA, COM INDEPENDÊNCIA E CORAGEM, SEMPRE CONTRA QUALQUER OPRESSÃO, ASSÉDIO OU PERSEGUIÇÃO A QUALQUER UM DOS TRABALHADORES!

PELAS LUTAS DEMOCRÁTICAS DO FUNCIONALISMO DO BANCO:

- PCS: promoção por merecimento em 2011;

- PONTO ELETRÔNICO: implantação imediata nas agências;

- SEGURANÇA: contratação de empresa para guardar as chaves das agências e postos, e segurança estratégica para tesoureiros, coordenadores e gerentes de agências e postos; 

- CUSTEIO UNIMED E SALDO DE 5 MILHÕES: fim da abusividade no custeio do plano de saúde Unimed; e destinação democrática do saldo remanescente, de cerca de cinco milhões, com a extinção do plano CAFBEP/PAS; 

- DIRETAS JÁ! - Eleições diretas para todos os representantes de funcionários nos comitês do Banpará!


EM TEMPO: CADÊ A REUNIÃO DA PRIMEIRA QUINZENA?

Em março passado, ao final da última reunião solicitada pela AFBEPA com a direção do Sindicato dos Bancários, a presidente do Sindicato propôs que fosse realizada uma nova reunião, até o fim da primeira quinzena de abril, quando o Sindicato daria respostas ao ofício entregue pela AFBEPA, solicitando apoio às lutas do funcionalismo do banco: pela promoção por merecimento em 2011, pela implantação do ponto eletrônico, pela contratação de empresa para guardar as chaves das agências e postos e por segurança estratégica para tesoureiros, coordenadores e gerentes de agências e postos; pelo fim da abusividade no custeio do plano de saúde Unimed; pela destinação democrática do saldo remanescente, de cerca de cinco milhões, com a extinção do plano CAFBEP/PAS; por eleições diretas para todos os representantes de funcionários nos comitês do Banpará, entre outras lutas. 

Ocorre que, lamentavelmente, a direção do Sindicato tem responsabilidade nestes prejuízos que o funcionalismo amarga. Eles redigiram e assinaram um ACT ruim, que retrocede em várias cláusulas contra os direitos dos bancários e fizeram isso porque estavam atrelados ao governo estadual até o ano passado. Defendiam mais o governo que os bancários. Por isso não chamaram a reunião com a AFBEPA para esta primeira quinzena de abril. E nem chamarão, porque, para isso, teriam que reconhecer o que fizeram contra a categoria e pedir desculpas aos bancários e bancárias do Banpará; mas a arrogância não conhece a humildade.


*

20 comentários:

Anônimo disse...

ELLES(sindicato) NÃO TEM QUE PEDIR DESCULPAS AOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ, ELLES TEM É QUE PEDIR PERDÃO DE JOELHOS A DEUS E AOS FUNCIONÁRIOS.

Anônimo disse...

Seria até engraçado se não fosse trágico esses pelegos, esses traíras agora resolverem criticar o autoritarismo! Isso parece até pesadelo! Será que eles pensam que somos OTÁRIOS?????? Pois deixa virem com conversinha aqui que eu vou dizer umas poucas e boas verdades que é o que esses infelizes estão precisando escutar. FORA BANDO DE TRAIDORES DOS TRABALHADORES! PARTIDO DOS TRAIDORES!

Anônimo disse...

Gente, ditaduras e retrocessos não cabem mais no século XXI. Então vamos mostrar o nosso descontentamento e nos desfiliar desse sindicato traíra e arrogante. Vc sabe quando um time de futebol não está agradando, só dando vexame e o que a torcida faz???Deixa de ir aos estádios, local onde o time sobrevive com as rendas dos jogos. Portanto, vamos tirar os colegas do Banpará de lá. Vamos dar uma de Gilberto Kassab e fundar o nosso sindicato paralelo. Eu vou me desfiliar. Faça o mesmo.

Anônimo disse...

É verdade. Sao um bando de pelegos e não tem moral. Todo o apoio aos bancarios do Banpará.
Um bancario do BASA.

Anônimo disse...

As postagens não condizem com a realidade. O funcionário Guilherme, voltou ao Banco como Gerente de Negócios, sua função na instituição desde 1991 e estava trabalhando na Agência Telégrafo como realmente afirmado, acontece que ontem ou anteotem recebeu comunicação de que estava sendo destituido da função de Gerente de Negócios e transferido para a Agência de Ananindeua como Técnico Bancário, ou seja, "na letra" como se diz vulgarmente. Outro funcionário chamado Alírio e que tinha sido, após sua volta ao Banco designado por Portaria já da atual direção do Banco, foi por outra Portaria descomissionado, ou seja retiraram sua designação.A intenção da perseguição política vai mais além, a funcionária Ângela, Analista Financeira aprovada por concurso interno para a função, também foi destituida e encaminhada à Agência São Braz como operativa, ou seja "na letra". As informações repassadas aos funcionários, informalmente, são de que foram "determinações de governo". A verdade é que como se pode ver é que ao que parece é a verdade, é que a determinação foi mesmo de governo, pois se assim não fosse, como justificar a designação do funcionário Alírio? e a volta do funcionário Guilherme à função de Gerente de Negócios hoje lhe retirada? e a da funcionária Ângela voltar como Analista e também lhe ser retirada a função? Prá completar também tem o caso da funcionária Carmela que está passando pelo mesmo processo e por situação semelhante a do funcionário Alírio. Foi nomesda Gerente, por Portaria da atual Direção, e destituida pela mesma informal, "determinação de governo". Todos os envolvidos retornaram ao Banco a partir de 01 de Janeiro e estavam trabalhando normalmente no Banco.A questão das brigas entre a AFBEPA e o Sindicato deveria era ficar de fora e as duas entidades saírem em defesa dos funcionários que tiveram seus direitos realmente ofendidos.Os ressentimentos e as mesquinharias devem ficar de lado.

Anônimo disse...

Lamentável. Esperava outra atitude da Afbepa.
Acreditava que essa associação tinha como objetivo defender os funcionários do Banpará.
Ninguém quer saber das divergências de vocês com o sindicato, nem se fulano é do PT, PSDB ou PMDB, o que nós queremos é uma entidade que lute em defesa do funcionários do Banco, seja que governo esteja no estado.
Está se instalando um clima de terror no banco, há clara perseguição nessas retiradas de comissão e transferência de pessoas que estavam cedidas ao governo passado e o que vocês vão fazer sobre isso?
A história registra todas as atitudes e a falta delas.
O que a direção do Banpará está fazendo vai se transformar num caso rumoroso, haverá repercussão, esses funcionários vão, com certeza, ganhar ações na justiça em função de clara motivação política, e ai, durante todo esse processo e ao final e ao cabo, ficará claro e evidente quem esteve ao lado deles e quem se apelegou, quem debochou, quem virou as costas para o drama que eles vivem hoje.
É vergonhosa a atitude de vocês.

Anônimo disse...

Anônimo das 20:42 e das 20:46 que, com certeza, são a mesma e única pessoa... engraçado como você, que deve ser do Sindicato dos Bancários, de repente ficou tão democrático né? Tão preocupado com direitos, com dignidade do trabalhador... porque você não defende TODAS as perseguições sofridas dentro do Banpará, inclusive as que vááááários bancários sofreram no governo do seu partido??? Não me lembro de o sindicato ter lançado nota nos últimos quatro anos contra funcionários que sofreram perseguição!!!
Quanto a nossa associação, tenho certeza que saberá conduzir de forma justa TODAS as nossas lutas, mas cadê o apoio de vocês pras NOSSAS LUTAS??? e cadê o nosso direito de eleger no voto direto nossos representantes??? VÃO MESMO IMPOR NOSSOS REPRESENTANTES??? e ainda querem falar em autotitarismo????????? então,tá...

Anônimo disse...

Deixa ver se eu entendi!!! Agora o pessoal do sindicato vem denunciar que estão sofrendo perseguição no banco,e através de comentários anônimos,como os das 20:46h,querem que a afbepa,os defendam e tomem providencias???
Engraçado que na gestão passada,o PT e o sindicato pintou e bordou e todos ficavam conosco e só a afbepa nos defendiam e eles os "perseguidos",só ficavam rindo da situação,é meus amigos a vida é uma roda...Fiquem caladinhos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

senhores, considerando que hoje vivemos em um pais democratico, onde temos o direito de nos expressarmos da forma que acharmos conveniente,deixo aqui uma reflexão: analisem, ao invés de estarmos nos degladiando, pois todos somos funcionários e creio que temos o mesmo objetivo: Um BANPARÁ cada vez mais forte e longe das ameaças de incorporação, fusão ou venda(nosso emprego/salário..). Deveriamos nos reunir para encontrar caminhos para que possamos atingir nossos objetivos, sem a necessidade todo esse desgaste de imagem tanto do Sindicato quanto da Afbepa, caminhos esses, que nos levariam a nos respeitarmos enquanto colegas, vamos usar este blog para dar sugestões aos nossos administradores, sei que temos potencial para isso, onde há erros, vamos tentar solucionar, pois onde e quando na história alguem obteve vitória tendo comportamentos como os nossos.
Sei o quando será difícil nossa luta, porém temos que parar de ter comportamentos impetuosos(ás vezes até com razão)MAS NÃO ESTÁ CONTRIBUINDO EM NADA! APENAS PARA O DESGASTE DE NOSSA IMAGEM ENQUANTO FUNCIONÁRIO.
Vamos como tecnicos que somos analisar o cenário, analisar os pontos fracos, potencializar nossos pontos fortes e assim buscarmos soluções.
Não estamos mais na era medieval, estamos em pleno seculo XXI, temos que conquistar as pessoas, pois se não soubermos nos conduzir processos todos sofreram as consequencias.
Usem o blog para dar idéias, projetos, convênios até para discutirmos problemas, a AFEBEPA é formada por todos nós, canal criado com muita sabedoria e tem que ser usado também com sabedoria. LEMBEM-SE CARGOS E DIRETORIAS PASSAM E FICAMOS NÓS COM TUDO O QUE PRODUZIMOS DE BOM OU DE RUÍM.

Anônimo disse...

Pega Fooooogo!

Vamos ver nessa Campanha Salarial quem é quem, se é que conseguiremos grevar para garantir nossas melhorias, estando quem está no comando. SINDICATO, quem dera que seu discurso e postura fosse assim o tempo todo em defesa de todos.
O que é q está sendo feito para ajudar nossos colegas vitimados de assaltos? O sindicato está acompanhando isso?

Anônimo disse...

Parabéns anônimo das 8:52, do dia 16/04, bem lembrado o que você expõe, a Vera Paoloni foi uma das pessoas perseguidas pelo Sr. Edilson Rodrigues e quem saiu em sua defesa, foi a AFBEPA. E mais, a direção sindical expulsou de uma reunião de negociação a presidente da AFBEPA e a senhora Vera Paoloni que estava com ela e quem foi por essas dirigentes?????????????? Pois quem expulsou foi o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá.
São essas contradiç~es que devem ser vistas, pois o que está acontecendo apenas, é a defesa de algumas pessoas ligadas ao Sindicato, diretamente por causa do Partido Político. CADÊ A DEFESA DOS ENGENHEIROS QUE FORAM TODOS DESCOMISSIONADOS NA PONTE DO GALO?????????????CADÊ A DEFESA DA LIBERDADE DE ESCOLHA, QUE ESTÁ TÃO AÇOITADA POR ESSA DIREÇÃO SINDICAL???? CADÊ A DEFESA DO PESSOAL DA SUTEC, QUE NO GOVERNO DELES ESTAVA TRABALHANDO MAIS DE 8H POR DIA E ELES FIZERAM QUE NÃO ENXERGARAM????? CADÊ OS NOSSOS DOIS ANOS PARA PROMOÇÃO NO PCS, QUE ELES SILENCIARAM QUANDO O GOVERNO DELES MODIFICOU PARA QUATRO(04) ANOS???? E TEM MAIS, MUITO MAIS, QUE ESSE SINDICATO DOS BANCÁRIOS FEZ CONOSCO...

Anônimo disse...

Eu custo a acreditar no que eu acabo de ler, na postagem de hoje as 08:37.
A direção do banco, em um ato ditatorial, persegue funcionários, sem nenhum motivo legal, administrativo, ficando claro que é perseguição política, e alguém prefere atacar outra entidade ao invés de prestar solidariedade aos colegas atingidos.
Tirem uma dúvida, vocês concordam com a atitude do banco? Vocês acham justo o que está ocorrendo? As pessoas atingidas devem se lascar porque foi o sindicato que fez a denúncia? é isso? É bom deixar claro, pois é o que parece.

Anônimo disse...

Eu tenho a certeza de que ninguém concorda com as atitudes ditatoriais de ninguém, nem do banco e nem do sindicato, o que acontece, colegas, é que realmente houve sim perseguições políticas na administração passada e o sindicato não saiu na nossa defesa nunca. E também acredito que essa atitude de impedir de votarmos não condiz com a missão de um sindicato que deveria lutar por democracia e não impedir a democracia entre o funcionalismo. Acho que o sindicato deve sim defender estes colegas perseguidos, mas e os demais? porque o sindicato sempre se calou? e o nosso direito de eleger nossos representantes nos comitês do banco? Isso também não é autoritarismo, sindicato? respondam aqui. Aliás, bem que o sindicato deveria ter um blog e permitir o debate como permite aqui a AFBEPA.

Anônimo disse...

Há comentários aqui postados tão fora de lógica. Acredito que, ou não são do Banpará, ou são adeptos vermelhos do sindicato inimigo, ou ainda não encararam um face-a-face com o atual presidente. Não escrevam o que não sabem a fundo. Este Sindicato já demonstrou total desprezo pelos funcionários do Banpará e a AFBePa é a nossa única tábua de salvação. Então, fiquem nas suas.

Anônimo disse...

o Porém anonimo da .h,é que essas pessoas que estão sendo "atacadas"eram quem atacava no governo passado em concluio com o sindicato, eis o motivo de todos estarem indignados,pois o sindicato vem bater na porta da afbepa atravez de denuncias anônimas,querendo proteção para essas pessoas.
Porque não criam coragem e vem pessoalmente?Eles tem vergonha do que fizeram ano passado?

Anônimo disse...

Tua afirmação, ô do dia 17 às 08:20, é a de quem deve ser uma pessoa recalcada, uma dessas pessoas desprezíveis que por aí existem e que Deus haverá de fazer enxergar o mal que faz ao assacar inverdades contra colegas, ao afirmar que os mesmos "eram quem atacava no governo passado em concluio com o sindicato". Vê se pelo menos tú estudas e fazes por merecer teu salário. A palavra seria conluio e não "concluio", além da concordância estar errada.Na verdade, todos estão indignados é com os absurdos que estamos presenciando, lendo e ouvindo. Deus se apiede de tí!