domingo, 17 de abril de 2011

15 ANOS DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS

Eldorado dos Carajás, sul do Pará, curva do S - Monumento em Memória ao massacre dos 19 trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra assassinados pela polícia militar, sob ordens diretas do ex-governador Almir Gabriel.


17 de abril. Há 15 anos atrás dezenas de trabalhadores rurais caminhavam em uma manifestação pacífica quando, sob ordens diretas do ex-governador Almir Gabriel, a polícia militar atirou na direção de homens, idosos, mulheres e crianças. A chacina envergonhou o Pará e o Brasil diante do mundo. 19 corpos foram achados, mas os relatos dos sobreviventes falam de mais de dezenas de desaparecidos.

O Pará continua sendo palco de conflitos armados no campo, onde ainda predominam a impunidade, as ações levianas dos latifúndios improdutivos e a violência das milícias armadas dos grileiros contra os movimentos legítimos de trabalhadores que são expulsos de suas terras e precisam lutar contra a miséria e a fome, se organizando e buscando agir em conjunto para garantir o mínimo de dignidade aos seus filhos.


Crianças estudando em escola itinerante do MST



*

Nenhum comentário: