domingo, 27 de março de 2011

VER-O-PESO - 384 ANOS. PARABÉNS POVO DE BELÉM!








Hoje, o cartão-postal de Belém por excelência - o Ver-o-Peso, faz aniversário. São 384 anos de tradição, cultura popular, alegria, luta, trabalho e renda para o povo que faz do Ver-o-Peso o coração pulsante cada vez mais vivo da cidade de Belém.

Localizado as margens da baía do Guarajá. Construído em 1625, seu nome remete às chamadas Casas do Ver-o-Peso, trazidas ao Brasil, por volta de 1614, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os impostos para a coroa portuguesa.

O Ver-o-Peso, que é o maior mercado a céu aberto da América Latina, faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas a Feira, propriamente dita, o Mercado de Ferro, o Mercado de Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. O conjunto foi tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pelo IPHAN, em 1997.


O Ver-o-Peso, com seus habitantes, comerciantes, figuras populares e fregueses habituais, é a cara de Belém e merecia melhor tratamento por parte do atual governo municipal. Parabéns a todos e todas que fazem cada vez mais vivo e importante o Ver-o-Peso, de Belém, do Pará, da Amazônia.



*

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao nosso maior cartão postal. Pêsames para quem administra a nossa morena Belém.