terça-feira, 22 de março de 2011

AFBEPA EM REUNIÃO COM SINDICATO

Ocorreu nesta tarde a reunião solicitada pela AFBEPA com o Sindicato dos Bancários. Também compareceu a Fetec/cn, representada por Vera Paoloni. Pelo Sindicato estavam presentes a presidente Rosalina Amorim, o vice-presidente Sérgio Trindade e a diretora Érica Fabíola, e pela AFBEPA, a presidente em exercício Cristina Quadros e assessoras.

A pauta solicitada pela AFBEPA, em ofício, foi a seguinte:

1)
UNIDADE NA DEFESA DOS INTERESSES DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DO BANPARÁ - a Presidente Cristina Quadros pediu que o Sindicato venha a somar nas lutas em geral mas, principalmente, na luta pela PROMOÇÃO POR MERECIMENTO NO PCS EM 2011.

2)
LUTA PELO FORTALECIMENTO DO BANPARÁ - Cristina Quadros afirmou que esta é uma das lutas mais importantes neste momento e sugeriu a criação de uma COMISSÃO DE DEFESA DO BANPARÁ composta em conjunto pelo Sindicato e AFBEPA.

3)
PROBLEMAS NO ACT 2010/2011 - Dentre os vários pontos problemáticos do ACT 2010/2011, já citados aqui no blog, a presidente Cristina Quadros chamou a atenção para alguns pontos prejudiciais, dentre eles:

3.1)
A imposição de representantes indicados pelo Sindicato para os comitês dentro do banco - a AFBEPA pediu que o Sindicato realize eleições para que os funcionários possam, democraticamente, escolher seus próprios representantes para os comitês dentro do banco;

3.2)
A insuficiência da cláusula que trata da segurança bancária, que apenas obriga o banco a realizar estudos de viabilidade técnica e não obriga o banco a contratar empresa para guardar as chaves das agências e postos - a AFBEPA informou ao Sindicato que, em recente reunião, solicitou ao Presidente do Banpará para que o banco providencie a contratação das empresas para a guarda das chaves das agências e postos, e pediu que o Sindicato se some nessa luta junto ao banco;

3.3) A AFBEPA pediu, também, que o Sindicato solicite ao banco informações oficiais sobre a instalação do
PONTO ELETRÔNICO nas agências e postos, de modo a garantir, inclusive através de Ação de Cumprimento, se necessário for, que esta Cláusula, que já vem de três acordos sem ser cumprida, seja efetivamente cumprida na vigência deste ACT que termina em 31 de agosto de 2011.

4)
ABUSIVIDADE NO CUSTEIO DO PLANO DE SAÚDE UNIMED - Cristina Quadros solicitou ao Sindicato que abrace esta causa para que os descontos dos funcionários para o pagamento do plano de saúde Unimed, se dêem apenas sobre verbas fixas como: salário, gratificação e anuênio, ao contrário do que está ocorrendo hoje, quando os funcionários estão descontando sobre verbas variáveis como sobreaviso e hora extra, além de outras. Há casos, inclusive, de funcionários que descontaram altos valores do sobreaviso, devidos muito antes do contrato com o plano Unimed. A AFBEPA sugeriu ao Sindicato que realize um estudo jurídico sobre essa abusividade.

5) Luta em conjunto para que os bancários que contribuíram com o plano CAFBEP/PAS possam decidir sobre a
DESTINAÇÃO DO PATRIMÔNIO REMANESCENTE com a extinção do mesmo.

Cristina Quadros, Rosalina Amorim e todos os presentes pediram unidade e respeito para que as entidades possam encaminhar uma luta conjunta em defesa dos interesses e direitos dos bancários e bancárias do Banpará.

Acerca da pauta apresentada pela AFBEPA - os cinco ítens que você leu acima, a presidente do Sindicato disse que há acordo em parte das questões, mas que poderá dar uma posição à AFBEPA somente após conversar com a diretoria do Sindicato. A AFBEPA, então, solicitou um prazo para que uma nova reunião fosse realizada. Rosalina Amorim sugeriu, e Cristina Quadros aceitou, a nova reunião para o final da primeira quinzena de abril.

Em seguida, Cristina Quadros entregou o OF016/2011 destinado ao Banpará com cópia para Sindicato dos Bancários, Contraf/Cut, Fetec/cn, Cafbep, e representante dos funcionários no Conselho de Administração do banco, solicitando a realização de assembléia para que os antigos associados ao plano CAFBEP/PAS possam decidir, democraticamente, em quais serviços assistenciais deverá ser aplicado o saldo remanescente com a extinção do plano CAFBEP/PAS, já que o fundo criado para sustentar o plano era em regime de co-participação. No ofício, a AFBEPA mantém sua proposta de que este saldo continue sendo aplicado em assistência à saúde, pagando as mensalidades dos antigos associados no novo plano Unimed, como você poderá ler abaixo.






A AFBEPA continua fazendo a sua parte, mantendo a independência e a coragem de lutar, a postura alerta e atenta, sempre buscando o diálogo, com base no respeito, na verdade e, principalmente, no que é o melhor para a categoria.

UNIDOS SOMOS FORTES!



*

2 comentários:

Anônimo disse...

Se o PT fosse reeleito ao Governo, certamente que essa reunião jamais se realizaria. Vamos aguardar a postura do Sindicato, agora no governo tucano, e torcer para que pare de perseguir os seus próprios colegas, fazendo dessa unidade a tônica para um melhor desenvolvimento do nosso banco, bem como a defesa dos funcionários seja uma constante a partir de agora.

Anônimo disse...

Eu disse que era melhor não conversar com esses traíras...... olha só a mentirada que eles colocaram no site deles....... "quem se mete com os porcos, farelo come"
NOSSA DEFESA É SÓ A AFBEPA MESMO, PQ ESSES TRAÍRAS DO SINDICATO, É SÓ MENTIRA!