quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

BALANÇO 2010 - CAMPANHA SALARIAL BOICOTADA


JUNHO A OUTUBRO
– CAMPANHA SALARIAL. SINDICATO RETIRA AFBEPA DAS MESAS DE NEGOCIAÇÃO, NEGA O DIREITO DOS BANCÁRIOS À ASSEMBLÉIA, FECHA OS PORTÕES IMPEDINDO A CATEGORIA DE ENTRAR NA SEDE, E PUBLICA ACT EM DESACORDO COM A DECISÃO DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS.

Iniciamos a Campanha Salarial em clima de tensão no jogo de cartas marcadas que foi a realização da V Conferência Regional dos Bancários, no hotel Beira Rio, no dia 26 de junho, marcada pelo peso da estrutura, pelo rolo compressor, e por muita campanha eleitoral.

Naquela Conferência, a direção do Sindicato de comprometeu a convocar encontros por bancos para definir a Minuta de Reivindicações. No entanto, impediu a categoria de participar amplamente do Encontro do Banpará que foi convocado para o dia 2 de agosto, uma segunda-feira, pela manhã, no horário de trabalho. Só participaram os que foram liberados pelo banco, a pedido da direção do Sindicato.

A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, a única liberada da AFBEPA, participou do Encontro e encaminhou propostas que foram aprovadas, mas que não constaram, depois, na Minuta e no ACT, como, por exemplo, a compensação financeira pela não implantação do Ponto Eletrônico na vigência do Acordo 2009/2010. Neste item, além da compensação financeira, foi decidido que o ACT seria aditado. No entanto, a direção do Sindicato incluiu o ponto eletrônico na Minuta como se nunca antes tivesse constado em um ACT, como se não houvesse um direito prejudicado. A Minuta contemplou algumas outras reivindicações importantes como: REEMBOLSO DOS 20% DOADOS AO BANCO EM 1998, e a LICENÇA PRÊMIO PARA TODOS.


Lamentavelmente, a direção do Sindicato nem chegou a informar se pautou estes pontos no debate com a direção do banco, e nunca soubemos se essas e outras reivindicações foram levadas às negociações e qual foi a posição do banco. O fato é que trocamos essas importantes reivindicações por uma mentira: minutos antes da última assembléia da campanha salarial, o Sindicato enviou mensagens a todos os bancários e bancárias dizendo ter conseguido “3,3% acima da Fenaban”. Bem, a Fenaban deu 7,5% de reajuste salarial, logo, o que a categoria votou em assembléia foi um reajuste salarial de 10,8% no Banpará. No entanto, o texto do Acordo traz apenas os 7,5% da Fenaban.


Mas o Acordo traz outros problemas graves para os bancários como a determinação de que o Sindicato irá indicar dois dos três representantes no Comitê Disciplinar enquanto a categoria só poderá eleger um.


Uma vergonha! Por isso, o Sindicato demorou tanto a publicar o ACT em seu site; e só o fez depois que a AFBEPA o publicou aqui no blog, com todos os graves problemas devidamente analisados.


O fato é que não há paralelo entre o ACT problemático e as manchetes e matérias que o Sindicato publicava durante a Campanha Salarial, que afirmavam avanços e mais avanços.

A Campanha Salarial e a poderosa greve de 2010, com toda a sua força não se traduziram em conquistas efetivas para a maioria dos bancários e bancárias do Banpará por conta do atrelamento político entre a direção do Sindicato e a direção do banco, no governo petista.


*

Nenhum comentário: