quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"ESTAMOS FIRMES, UNIDOS E CADA VEZ MAIS FORTES! MUITO OBRIGADA!" AFIRMA KÁTIA FURTADO


Sempre que alguém desponta, se sobressai, principalmente por méritos, por um desempenho positivo para a maioria, por trazer uma nova verdade que incomoda a quem tem algum poder; em uma categoria, por exemplo, se for uma nova e boa liderança sindical, se torna, rapidamente, alvo de acusações levianas, mentiras, calúnias, difamações, e outras práticas rasteiras por parte dos que, movidos por sentimentos mesquinhos de disputa de espaço e poder, sempre com um traço inegável de inveja e despeito, se põe a utilizar de todos os mecanismos possíveis para tentar desgastar e destruir a imagem da nova liderança.

Podemos perceber essa conduta diante de qualquer nova liderança popular, sindical, política, religiosa ou até no campo das artes. É só lembrarmos de Gandhi, que pregava a paz; de Che Guevara, que lutava pela paz; de Jesus, que vivia a paz; todos foram violentamente assassinados. Mas antes de serem assassinados, pelo fanatismo político e religioso, foram vítimas de perseguições e calúnias, de difamações e vilanias por parte dos poderosos que se sentiam incomodados com suas verdades.

"UMA MENTIRA REPETIDA CEM VEZES SE TORNA UMA VERDADE" MAS SEMPRE SERÁ UMA MENTIRA

A perseguição a uma nova liderança começa com a publicação de mentiras. Há um ditado muito utilizado por quem lida com propaganda, que diz: "uma mentira repetida cem vezes se torna verdade", isso porque quem faz propaganda sabe usar as técnicas necessárias para manipular, ludibriar, iludir a mente humana.

A propaganda sempre quer dizer algo, "vender" um produto, afirmar um conceito na mente coletiva, atuar no imaginário de um grupo social. A propaganda sempre mente? Não, nem sempre. A propaganda pode dizer a verdade, pode também dizer meia verdade, depende do "produto a ser vendido", e pode também atacar com a mentira, o que ocorre muito na política, inclusive na política sindical. A única forma de se "proteger" da propaganda enganosa é estar cada vez mais atento e lúcido e sempre buscar comparar a propaganda com a realidade, com outros dados, outros elementos da vida real. Por exemplo, se uma propaganda de refrigerante diz que a bebida te deixa mais saudável, busque informações sobre a composição da bebida e você verá se ela causa bem ou mal à saúde. Não aceite, de pronto, a mensagem que a propaganda coloca. Avalie, confira o que é REAL.

VERDADES INCOMODAM AOS GRUPOS DO PODER

A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, tem sido sistematicamente atacada pelos grupos do PT que estão à frente do Sindicato dos Bancários. Eles não perdoam o fato de Kátia ter revelado algumas verdades que eles queriam que ficassem escondidas: Kátia disse para a categoria que o PCS do Banpará não seria implantado. Todos eles sabiam e calaram, mas ela falou e mobilizou os bancários e bancárias, e lutou, incansavelmente, até que foi conquistada a Tutela Antecipada que garantiu a implantação do PCS. Por isso, por ter falado e lutado junto com a categoria, eles dizem que Kátia não respeita a unidade. Essa unidade entre eles, mas contra os bancários.

Kátia nunca aceitou propostas rebaixadas no GT PCS e nas mesas de negociação da Campanha Salarial até 2009 e, quando as reuniões terminavam, Kátia chamava os bancários e bancárias para que soubessem da verdade, de tudo o que havia ocorrido nas reuniões e para que decidissem sobre as melhores propostas. Por isso, porque Kátia informava e compartilhava as decisões, eles excluíram a AFBEPA do GT PCS e das mesas de negociação da Campanha Salarial deste ano.

Kátia está há 15 anos no Comitê Disciplinar, porque foi eleita, bem diferente das biônicas, indicadas pelo Sindicato no Comitê Trabalhista. Durante todos estes anos Kátia Furtado tem desempenhado um papel exemplar de defesa dos bancários e bancárias, sempre buscando isentar os funcionários ou minimizar as penas. Nestes quinze anos, nos quais centenas e centenas de casos foram julgados, apenas em dois casos Kátia votou com a posição unânime do Comitê pela demissão de funcionários. Nos dois casos, os funcionários confessaram os delitos: em um caso, um funcionário do atendimento usou indevidamente a senha do gerente da agência para transferir valores para sua conta; e em outro caso, um caixa colocou em sua carteira o salário de uma aposentada, ao invés de pagá-la ou contabilizar os valores como diferença de caixa. Tudo está filmado. Usando de má fé o site do Sindicato, a direção atual publicou mentiras, calúnias e insanidades contra Kátia Furtado, Cristina Quadros e a AFBEPA.

Disse a direção do Sindicato dos Bancários que pedirá a anulação do julgamento do Comitê Disciplinar. Duvidamos que tenham coragem para fazê-lo. Nunca cobraram do banco, nada a favor dos funcionários. Mas se decidirem reabilitar este funcionário que se apropriou do salário de uma aposentada, podem até pedir diretamente ao Presidente do Banpará para que o mantenha, já que a decisão final é sempre do Presidente, que ainda não se manifestou, e que pode, ou não, acompanhar a decisão consultiva do Comitê.

Kátia já solicitou à coordenação do Comitê Disciplinar todos os dados verdadeiros sobre as presenças, as ausências e as votações de todas as representantes dos funcionários no Comitê Disciplinar: Kátia Furtado, Cristina Lagos e Odinéa Gonçalves.

"A VERDADE SEMPRE VEM À TONA"

Recentemente, um comentário anônimo, calunioso, infame contra Kátia Furtado foi postado no blog da jornalista Franssinete Florenzano, que possui, como qualquer blog, o recurso de filtrar comentários, sobretudo quando, anonimamente, atacam a honra de uma pessoa. O comentário mentiroso foi feito por um covarde, que não teve a decência de se identificar. Após a postagem no blog da jornalista, uma pessoa trouxe o comentário ao nosso blog, cobrando que Kátia desse uma resposta no blog da Franssinete Florenzano. Kátia respondeu aqui e lá as acusações levianas, sem deixar sombra de dúvida sobre sua conduta correta e seu caráter íntegro à frente da AFBEPA.

Que fique bem claro: uma coisa é a crítica política, dura, firme, mas respeitosa - um direito de cada um e de todos, e muito longe de nós desejarmos a unanimidade, o elogio falso, a concordância absoluta: isso é coisa de autoritários que, a história recente mostra, perdem até o respeito entre si, quanto mais o respeito dos outros. Outra coisa é a vilania, o desrespeito, a mentira deslavada, principalmente no anonimato - uma irresponsabilidade que será devidamente apurada e cobrada.


Todos estes ataques mentirosos que têm sido disparados contra Kátia Furtado têm um objetivo central: tentar desgastar e destruir a liderança de Kátia na categoria bancária. Fazem isso buscando parar a ação de Kátia, ou se vingar pelas perdas que têm obtido, por seus próprios erros. Aliás, eles deveriam avaliar suas perdas e rever seus conceitos. Deveriam colocar o Sindicato dos Bancários ao lado dos Bancários e não ao lado das direções de bancos e governos. Deveriam aprender, humildemente, com seus próprios erros.

SE COMBATE AS TREVAS COM A LUZ; A MENTIRA, COM A VERDADE

Kátia Furtado é uma pessoa dotada de profunda sensibilidade e extrema coragem, e não se calará diante da sordidez, da torpeza e da mentira. Kátia sabe que se combate as trevas, com a luz, e a mentira cai diante da verdade. Todas as verdades serão postas e todas as mentiras cairão. Enquanto isso, os bancários e bancárias continuarão contando com a AFBEPA e com sua presidenta, Kátia Furtado, que jamais deixará de lutar com independência e coragem pelo que é o melhor para a categoria, pelos direitos, interesses e conquistas dos bancários e bancárias.

Finalmente, o mais importante, Kátia tem se emocionado muito a cada dia pelo apoio que tem recebido de dezenas e dezenas de colegas que enviam-lhe e-mails, mensagens no celular ou telefonam diretamente para ela. São bancários e bancárias do Banpará e de todos os bancos públicos e alguns até de bancos privados. "Muito obrigada pelas incontáveis manifestações de apoio e solidariedade. Nossa luta cresce e se amplia, estamos firmes, unidos e cada vez mais fortes! Muito obrigada!", afirma Kátia Furtado.


*

7 comentários:

FCF disse...

Perfeita mensagem. Em tudo, perfeita.
Parabéns Kátia, AFBEPA, pela coragem, pela seriedade e pelo compromisso com nossas causas verdadeiras.

José M disse...

Kátia, as acusações foram graves sim, ainda mais porque um comentário de um anônimo. Concordo contigo que se a pessoa tivesse a mínima decência, teria ao menos se identificado, para jogar lama assim na honra de alguém, ainda mais quando esse alguém preside uma associação como a nossa.
Acho que a nobre jornalista também deveria ter refletido um pouco antes de publicar tal comentário anônimo, uma vez que permitiu que seu blog fosse usado para tamanha leviandade.
Felizmente você poderá repor toda a verdade e, principalmente, revelar quem foi o inescrupuloso anônimo, que deve estar se borrando de medo, a essa altura. Mas não se brinca assim com a dignidade de alguém. Todo o meu apoio a você e a nossa AFBEPA.

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem. A Kátia é a maior liderança sindical hoje. Estou com ela e sei que a Kátia tem grandes méritos que muitos não têm, principalmente esses sindicalistas neo-pelegos do SEEB PA/AP.É por isso que eles estão perdendo espaço no movimento sindical do Pará.
Marlon George
Bancario do BASA

KÁTIA FURTADO disse...

FCF, José M e Marlon George, grata pelas manifestações de apoio. Apenas faço meu trabalho, tento cumprir minha obrigação, para a qual fui eleita como Presidenta da AFBEPA e representante dos funcionários no Comitê Disciplinar.

Para mim, limpar essa sujeira lançada contra a minha pessoa, meus flhos e meu marido, é questão de honra e, podem ter certeza: vou levar a averiguação dessa história às últimas consequências.

Mas enquanto isso, não vamos parar nosso trabalho, jamais, porque é isso o que eles querem: nos parar. Vamos seguir sempre adiante, lutando cada vez mais pelos nossos direitos.

Um forte abraço,

Kátia Furtado.

Anônimo disse...

Kátia, minha querida guerreira, você e a nossa AFBEPA estão de parabéns!

Vc é uma liderança, uma pessoa pública. É natural que haja opositores, pessoas que discordam, mas não têm o direito de tentar enlamear seu nome, isso não.

Também creio que a jornalista deveria ter sido mais madura e responsável e poderia ter sido poupada de ver seu blog mau utilizado daquele jeito, mas o maior irresponsável foi o anônimo que deve sim ser descoberto.

As pessoas, mesmo quando divergem, devem ter respeito. Essa boataria que estão fazendo contra você, Kátia, não surtirá efeito algum porque você é uma liderança íntegra, verdadeira e transparente. E nós temos muita consciência disso, querida.

Luiz disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
AFBEPA disse...

Luiz, prezado colega,

Embora concordemos que houve um erro de conduta da jornalista ao publicar o leviano comentário anônimo, porque alguém, para lançar acusações graves daquela forma contra outrem, no mínimo, precisaria se identificar, e ela, como mediadora do blog poderia não ter acolhido uma leviandade daquelas de um anônimo, isso não quer dizer que o blog da jornalista deixe de ser importante fonte de consulta diária acerca das diversas questões por ela abordadas. Por isso, optamos por manter o link em nosso blog.

Excluímos seu comentário para não incorrermos no mesmo erro da calúnia, embora você se identifique; mas não queremos, aqui, lançar ofensas pessoais contra quem quer que seja.

No mais, sinta-se sempre em casa neste espaço que é seu e de todos os bancários e bancárias do Banpará.

Um forte abraço,

AFBEPA.