sábado, 20 de novembro de 2010

CLIQUE AQUI E LEIA O ACT 2010/2011 DO BANPARÁ PUBLICADO PELA AFBEPA



RETROCESSO, AUTORITARISMO EXTREMO, RETALIAÇÃO. ISSO É O ACT PATROCINADO PELO SINDICATO. A CATEGORIA ESTÁ LESADA NESTE ACT 2010/2011.

Clicando aqui você poderá ler o Acordo Coletivo de Trabalho 2010/2011 do Banpará, assinado pelo banco, Sindicato dos Bancários, Fetec/cn e Contraf/Cut. O texto final do ACT foi muito modificado em relação a versão conhecida pela categoria. Lembramos que a AFBEPA foi excluída da mesa de negociação pela atual direção do Sindicato.


Abaixo de algumas imagens, que são as onze páginas do ACT, comentamos as cláusulas que estão em desacordo com a vontade da categoria. Há alguns problemas graves e isso explica o porquê da direção do Sindicato dos Bancários não ter ainda publicado, em seu site, o ACT para os funcionários do Banpará.

Tanto no Encontro que preparou a Minuta de Reivindicações (que todos lembram, ocorreu em um dia de trabalho, uma segunda-feira), como na última Assembléia da Campanha Salarial, os bancários e bancárias votaram pontos que não estão contemplados neste texto final. Outros pontos, simplesmente, foram acrescentados ou retirados pelo Sindicato, sem consulta prévia aos bancários e bancárias do Banpará.


Chama a atenção, inclusive, a retirada da AFBEPA de todas as cláusulas que tratam da comunicação entre os bancários e as entidades de classe. Uma clara e previsível retaliação à Associação de Funcionários do Banpará. Chama mais atenção, ainda, eles terem incluído no ACT que os funcionários elegerão apenas 1/3 dos seus representantes no Comitê Disciplinar. Por quê o medo da democracia? Por quê o medo da categoria exercer seu direito ao voto. Isso é sindicalismo ou ditadura?

No texto final do ACT 2010/2011 há problemas com relação ao índice de reajuste, que inclusive já denunciamos aqui em nosso blog, há problemas com relação ao pagamento das horas extras, o ponto eletrônico, o acesso à internet, a restituição dos valores e bens pessoais em caso de assaltos e sequestros, a eleição dos representantes dos funcionários no Comitê Disciplinar que, dos três membros, os funcionários apenas elegerão um, sendo que dois representantes serão impostos pelo Sindicato; há problemas também com relação ao Comitê Trabalhista que eles se recusam a eleger os representantes dos funcionários; vão querer manter os representantes biônicos que impuseram; há problemas com relação à segurança, ao plano de saúde e o patrimônio remanescente do plano CAFBEP/PAS; e há problemas na composição da Comissão de Segurança Bancária. Clique aqui, leia o ACT 2010/2011 do Banpará e veja você mesmo os problemas criados para a categoria.

A AFBEPA buscará formas de rediscutir, com os funcionários e o banco, os problemas constantes nesse ACT, naquilo que for desfavorável à categoria. Somos nós, trabalhadores bancários e bancárias, que garantimos o aumento dos lucros e resultados do Banpará a cada período, com nosso esforço e dedicação. Tenhamos fé e perseverança! Jamais deixemos de lutar pelo que é nosso direito, pelo que é justo e correto, pelo que é o melhor para nossas vidas!



*

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou INDIGNADA com esta direção sindical. Pior que a do LEvy, realmente afundaram com o sindicalismo, o texto do acordo mais parece um ato do banco do que de um Sindicato.
Vamos nos reunir rapidamente e falar pra essa direção sindical que não foi isso que a gente votou, não como está.
Bancária do banpará indignada.

Anônimo disse...

Gente, esse acordo é muito ruim para nós! Estou arrasada com esses diretores do sindicato. Mas eles podem aprovar assim um acordo sem a gente nem ter conhecimento? Sentam na mesa e aprovam o que querem sem nem perguntar pra gente? Bem que alguém comentou que estava cheirando mal. Fedeu. Isso é uma ditadura!!!