terça-feira, 9 de novembro de 2010

CADÊ O ACORDO DO BANPARÁ???

No site do sindicato dos bancários há um link "Acordos Coletivos". Quando clicamos nele, podemos ver que o ACT 2010/2011, assinado no dia 27 de outubro de 2010 ainda não está disponível na página da entidade. Por quê? O que impede o sindicato de mostrar o texto do ACT no site? Os bancários e bancárias do Banpará têm o direito à informação. Precisam conhecer o texto do Acordo Coletivo 2010/2011.

Sabemos que este ACT possui várias falhas de legitimidade, porque a categoria decidiu questões que não estarão no texto, já outras questões que a categoria não decidiu, constarão no ACT, como sabemos? Pelas matérias postadas no site do sindicato durante e após a greve.

Por exemplo: os bancários e bancárias do Banpará nunca autorizaram o sindicato a definir o que fazer com o saldo remanescente da extinção do plano CAFBEP/PAS. Este saldo provém de um fundo em regime de co-participação. Aquilo é dinheiro dos funcionários, e nem todos são sindicalizados. Não compete ao sindicato definir o que fazer com esse saldo, mas na matéria que postaram no site, afirmaram que o banco teria que escutar a opinião do sindicato sobre a destinação do saldo remanescente. Isso está errado. Quem tem que decidir o que fazer com o saldo é a categoria, são os bancários e bancárias que colocaram dinheiro no fundo.



Há outras questões que a categoria decidiu, mas não constam da matéria que foi postada no site:



CADÊ OS 3,3% ACIMA DA FENABAN QUE O SINDICATO AFIRMOU TER CONSEGUIDO???

Minutos antes do início da assembléia que pôs fim à greve no Banpará, todos os bancários e bancárias do banco receberam uma mensagem do sindicato dos bancários que afirmava que o sindicato havia conseguido 3,3% acima da Fenaban no Banpará. Ora, 3,3% acima de 7,5% é igual a 10,8% de reajuste, independente do alinhamento do piso do Banpará ao novo piso da Fenaban, até porque o piso nem estava sendo negociado pelo sindicato na mesa com o Banpará. Quando a categoria votou, por unanimidade, por aceitar a proposta apresentada pelo sindicato, votou pelo reajuste de 10,8% e não pelo reajuste de 7,5%, conforme postado em matéria no site. Os bancários e bancárias do Banpará estão se sentindo lesados.



CADÊ A COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA NÃO IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO???

Num dia segunda-feira, dia útil, de trabalho pesado para os bancários e bancárias, o sindicato realizou o encontro para definir a Minuta de Reivindicações dos Funcionários do Banpará. Neste dia, neste encontro, os funcionários presentes decidiram que seria incluída na Minuta, a compensação financeira pela não implantação do Ponto Eletrônico que já vinha de três Acordos sem ter sido cumprido. Também decidiram que, nesta cláusula do Ponto Eletrônico, o ACT seria aditado, de modo a não perder o direito conquistado. Pois bem, qual não foi a nossa "surpresa" quando, no texto final da Minuta de Reivindicações, disponibilizada no site do sindicato, o Ponto Eletrônico apareceu como se nunca antes tivesse constado em ACTs, sem aditamento e sem compensação financeira. Sem garantia alguma de que será, de fato, implantado. Novamente, os bancários e bancárias do Banpará foram lesados.



CADÊ A ELEIÇÃO PARA OS REPRESENTANTES DOS FUNCIONÁRIOS NO COMITÊ TRABALHISTA???

Este mesmo encontro de segunda-feira também decidiu que haverá eleições para os representantes dos funcionários no Comitê Trabalhista, que foi resgatado e reativado após a vitoriosa greve do ano passado, no ACT 2009/2010. Infelizmente, a direção do sindicato dos bancários impediu a categoria de escolher seus representantes e impôs representantes biônicos, indicados pelo sindicato. Por isso, a categoria decidiu eleger seus representantes.

Conhecendo a situação, na noite da assembléia que votou pela saída da greve, no ginásio do sindicato, um segundo antes da votação por unanimidade, Kátia Furtado, presidenta da AFBEPA, se dirigiu até a mesa e perguntou à Rosalina, presidente do sindicato, se as eleições para os comitês trabalhista e disciplinar estariam garantidas. Todo mundo viu quando a presidente do sindicato afirmou que sim, que haveria eleições para os comitês trabalhista e disciplinar. Ela deu sua palavra diante de mais de 300 bancários e bancárias do Banpará. Falou no microfone, todos escutaram, mas na Minuta de Reivindicações e na matéria postada no site do sindicato, a história é outra. Afirmam que haverá eleições apenas para o Comitê Disciplinar. E para o Comitê Trabalhista, vão manter os representantes biônicos?




*

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

EU LEMBRO QUANDO A KÁTIA FOI LÁ NA MESA E A ROSALINA DISSE SIM QUE IA TER ELEIÇÕA PROS COMITÊS. E TAMBÉM ELA FALOU SIM NO COMITÊ TRABALHISTA. SE NÃO BOTAREM NO ACORDO É TRAIRAGEM. MAIS UMA DESSE BANDO CONTRA A GENTE!