sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESVAZIAMENTO DO BANPARÁ

Na edição de quarta-feira de "O Diário do Pará", uma notícia muito preocupante. O mais grave é que não se vê, por parte do sindicato, um movimento de defesa do Banpará. A AFBEPA volta afirmar: vamos construir um arco de alianças em defesa do nosso banco estadual, que é um importante patrimônio do povo paraense!

Servidores têm mais opções de empréstimos

A Secretaria de Estado de Administração reuniu ontem (20) com os seis bancos que, a partir da próxima sexta-feira, dia 22, vão começar a fazer empréstimo consignado para servidores do Estado. São eles: BMG, Votorantin, Cruzeiro do Sul, Bonsucesso, Cemear e Daycoval. Todos assinaram um contrato com Sead para realização do serviço. O contrato terá validade de dois anos.

Também participaram do encontro representantes do Banco do Estado do Pará (Banpará) e da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa).

Atualmente somente o Banco do Estado do Pará realizava operações de empréstimos para os servidores civis e militares do Estado.

“A chegada desses novos bancos vai facilitar o acesso ao crédito para os servidores que precisarem fazer algum tipo de empréstimo”, explica Wilson.

O desconto do empréstimo consignado é feito diretamente no contracheque dos servidores. Por decreto governamental, os servidores civis só podem comprometer 33,33% do salário com empréstimos. Já para os militares, esse percentual cai para 30%.

Durante a reunião na Sead, técnicos do Banpará apresentaram aos representantes dos bancos o Sistema Multiconsignado, onde são registrados os dados de todos os servidores que realizam empréstimos. Esse sistema é gerenciado pela Sead. Eles também tiraram todas as dúvidas referentes às margens de consignações dos servidores do Estado.

Para Mariano Fróes, diretor do Banco BMG no Pará, a assinatura do contrato vai possibilitar que os servidores do Estado tenham mais opções de taxas menores na hora de fazer o empréstimo. O BMG tem 300 pontos de atendimento no Pará. “Vamos buscar atrair os clientes com taxa mais baixas”, disse ele.

O diretor do Banco Bonsucesso, Ricardo Norberto, ressaltou que esse contrato assinado entre a Sead e os bancos é o mais importante do Norte do Brasil. “Ele representa a possibilidade de trabalharmos com mais de 90 mil servidores do Estado do Pará. Vamos buscar atrair os clientes com preço e agilidade”, disse Ricardo.

O Banpará, que já fazia empréstimos aos servidores, vai continuar realizando o serviço. O diretor de Tecnologia de Informática, Carlos Alexandre Ferreira, afirma que os novos bancos não terão dificuldade para acessar o Sistema Multiconsignado. “É tudo muito prático e simples”, disse.

Fonte: Diário do Pará




2 comentários:

Anônimo disse...

Já começou a privatização.
Salve-se quem puder!

Anônimo disse...

kd a diretoria do banco e mais o presidente para reforçar a aliança com o governo?esta concorrencia se da devido a varias reclamações que os proprios correntistas do estado fazem acerca das elevdas taxas de juros (emprestimo) do banco. É "dormir" sendo BANPARÁ e "acordar" sendo banco privado.