sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ELEIÇÕES, LIBERDADE E VERDADE. UM BOM VOTO NO PRÓXIMO DOMINGO, AOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DO BANPARÁ

Simão Jatene 45 X Ana Júlia 13


No primeiro turno das eleições os candidatos Fernando Carneiro, do PSOL;
Cleber Rabelo, do PSTU e Domingos Juvenil, do PMDB,
receberam e assinaram a Carta-Compromisso em Defesa do Banpará
e pela Valorização do Funcionalismo. No segundo turno,
o candidato Simão Jatene recebeu e assinou a Carta-Compromisso.
A equipe da candidata Ana Júlia não nos deu retorno algum.



No próximo domingo nós, paraenses, iremos exercer novamente o direito do voto secreto e sagrado. Iremos eleger o novo governador ou reeleger a governadora. Jatene ou Ana Júlia. No Brasil inteiro, também haverá nova eleição para presidente: Dilma ou Serra.

Campanhas e eleições são momentos passageiros, mas que marcam nossas vidas para sempre. A decisão coletiva que tomarmos no próximo domingo terá grande repercussão não só nos próximos quatro anos, mas, por tudo o que é feito ou o que deixa de ser feito, o impacto se desdobra por muitos anos nas vidas de cada um de nós, paraenses e brasileiros.

Campanhas e eleições são momentos de paixão, muitas vezes paixão cega. No afã de tentar convencer eleitores, alguns candidatos e militantes, não raro, perdem o equilíbrio e a razão e jogam na lama o mínimo traço de ética. Todos têm comentado o quanto esta campanha têm sido marcada por condutas rasteiras, medíocres... tentaram envolver até a AFBEPA, sua presidenta e assessoria, divulgando boatos de má fé que partiram, o mais lamentável, de bancários do sindicato e da coordenação da campanha de uma candidata. Nós já sabemos como tudo se deu, como aquela notícia foi postada e depois como foi divulgada, através de e-mails, por alguns militantes raivosos. Manipulações de quem não sabe aceitar as divergências, as diferenças, a diversidade, de quem não sabe conviver, mas apenas impor, às vezes de forma tão poética, seu ponto de vista autoritário, seu pensamento único e ultrapassado.

No próximo domingo, nossa responsabilidade é enorme enquanto cidadãos e cidadãs. Cremos que o melhor voto é aquele fruto de uma avaliação desapaixonada, serena e lúcida, da realidade; das propostas; dos apoios, dos feitos, desfeitos e não feitos dos governos, e da história de cada candidato e partidos.

Há questões que são muito importantes e que devem ser avaliadas para definirmos a opção de voto: em uma socidade democrática, mesmo que marcada por tantas desigualdades que fragilizam a própria democracia, a liberdade de pensamento e de expressão devem ser preservadas, protegidas e garantidas. É muito perigoso fortalecermos a imposição do pensamento único, lideranças e grupos que não sabem respeitar a diferença. Outra questão fundamental é que devemos sempre cobrar coerência entre o discurso e a prática, entre a fala e a ação. Muitas vezes, a propaganda afirma mentiras que, após serem repetidas cem vezes, se tonam 'verdades' e isso é uma prática muito comum dos chamados "lobos em pele de cordeiro". Então, mostrar a cara, abrir o jogo e falar as verdades, deve ser para nós ponto fundamental de avaliação.

Finalmente, há cerca de dois dias tem sido divulgado um panfleto na porta do banco afirmando que o Banpará já tem voto certo. Não compreendemos porque essa necessidade de impor uma escolha às pessoas. Isso não é propaganda eleitoral, isso é imposição. Uma coisa seria divulgar e até comparar governos e pedir o voto em uma candidata, outra coisa é afirmar que o Banpará, que todos os bancários e bancárias do Banpará votam em apenas uma candidata. Isso não é a verdade.

Nós, bancários e bancárias do Banpará, por exemplo, lamentamos que, até hoje, apenas uma candidata não tenha se comprometido com a manutenção e fortalecimento do Banpará e com a valorização do funcionalismo, que apenas uma candidata não tenha recebido e assinado a CARTA-COMPROMISSO EM DEFESA DO BANPARÁ, elaborada pela AFBEPA e entregue a todos os candidatos. No primeiro turno das eleições, três, dos cinco candidatos receberam e assinaram a Carta. No segundo turno, apenas um candidato assinou a Carta se comprometendo com o Banpará e o funcionalismo.

O Banpará, como a sociedade de modo geral, é composto de pessoas livres, e nele está presente a diversidade de pensamentos. Cremos que os bancários e bancárias que já fizeram opção por outro candidato ou que ainda não decidiram seu voto, ou mesmo os que optaram pela candidata em questão, não devem se sentir coagidos, pressionados por uma mentira da propaganda enganosa.

Nós, da direção da AFBEPA, já decidimos, cada um seu voto, secreto e sagrado, mas jamais imporíamos esse voto aos demais colegas, jamais afirmaríamos que o Banpará vota em um ou outra. É fundamental que o respeito seja a marca de qualquer relação, principalmente quando essa relação é saudável e nela está presente o direito à diversidade, à divergência e à diferença.

Ter pão na mesa, melhorias salariais, aliás, uma luta incansável desta AFBEPA, ter garantidos direitos à saúde e à segurança, tudo isso é primordial, assim como o direito à liberdade de pensamento e de expressão, que é tão importante quanto todos os demais. Que o autoritarismo, a mentira e a falsa propaganda, venham de onde vierem, encontrem seu lugar no lixo da história, de onde jamais deveriam ter saído. Cada bancário ou bancária, cada cidadão ou cidadã, cada paraense brasileiro está livre, porque assim garante a Constituição Federal, para escolher, de acordo com sua consciência, a sua opção de voto no próximo domingo.

A AFBEPA deseja a todos os bancários e bancárias, e seus familiares, um domingo de paz, e um bom voto. Votem, não abram mão de exercer um direito conquistado com tanta luta. Votem com consciência, lucidez e esperança em dias realmente melhores para nós, para o Banpará e para todo o povo paraense.

Um forte abraço,

A Direção da AFBEPA.



*

26 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente o sindicato escancarou de vez a sua preferência política e partidária, distribuiu vários convites junto com um panfleto da ANA JULIA,com dizeres"BANPARÁ É 13".
Uma falta de respeito,pois não sou não serei nunca na minha vida 13,pt,tenho repulsa a PT,é minha opinião.
Além de que distribui esses santinhos dentro do Banpará,é proibido no estatuto,e é crime eleitoral.
Graças a Deus que essa turma esta com os dias contados,junto com esse sindicato falso,que trai seus associados.

Anônimo disse...

Muito boa essa reflexão. Acho que as questões da ética são sim muito fundamentais. Eu também já defini meu voto, sou do Banpará, e não me sinto representado naquele panfletinho mentiroso que estão distribuindo na porta do banco. Basta dessa ditadura disfarçada! Como bem disse o blog, chega de lobos em pele de cordeiro. É isso aí1

José disse...

DISSE TUDO AFBEPA. Eu vejo que esse governo pecou nessa liberdade. A gente foi amordaçado como nunca com esse governo. Eu votei nela na eleição passada, mas a minha decepção é grande. Confesso que ainda não decidi meu voto, mas sou contra essa obrigação de dizerem que todos votam só em uma candidata. Acho que esse pessoal errou muito nisso, e em outras coisas tambem. E tem outro detalhe: quem pagou por aquele folheto?

Anônimo disse...

Eu já defini meu voto, me sinto contemplada no panfleto, mas concordo que não deve haver imposições. Vivemos em uma democracia e jamais deveriam afirmar que todos os bancários do banco tem apenas uma candidata. E lamento que minha candidata não tenha assinado o compromisso em defesa do Banpará e de nossos direitos. Fico até temerosa por isso.
Parabéns associação pela mensagem importante e pela carta de compromisso para os candidatos.

Anônimo disse...

TÁ NA CARA QUE ELA NÃO ASSINOU POR QUE IRIA PRIVATIZAR O BANCO OU, COM CERTEZA, IRIA PASSAR PARA O BANCO DO BRASIL, QUE NEM FEZ COM OS FUNDOS. SEMPRE VOTEI NO PT, MAS ESSE FOI O PIOR GOVERNO QUE TIVEMOS. EU VOTO NA DILMA, PRA PRESIDENTE, SIM, MAS AQUI, É 45.

Anônimo disse...

Tudo passa, espero que as pessoas, todos nós, possamos aprender essa lição que será dura para quem sai e que deve ser clara para quem entra, para que os erros não se repitam novamente.

Espero que os que entram, sejam mais democráticos e íntegros. O sindicato, infelizmente, jogou na lama toda a credibilidade que tinha e agora, vejam só: serão a mais cruel oposição ao banco.

Queremos que a AFBEPA continue sendo imparcial, e defendendo, acima de tudo, nossos direitos e sabemos que será assim. Quanto ao sindicato, de atrelados, passarão a ser oposição radical. Mas tudo é uma mentira, tudo é questão de lado e, na verdade, nunca estarão do nosso lado. A AFBEPA sim, está e estará sempre.

Anônimo disse...

GENTE, ACABOU ESSA BAIXARIA DE SINDICATO CONTRA A GENTE. AGORA ELES VÃO FAZER O PAPEL DELES, FINALMENTE, VAMOS VER UM SINDICATO TRABALHANDO, POIS VÃO PRA OPOSIÇÃO.
SÓ POR ISSO EU JÁ QUERO QUE ESSE DESGOVERNO ACABE DE UMA VEZ.

MAS NÓS NÃO VAMOS NOS ENGANAR NÃO COM ESSES TRAÍRAS. NÃO SOMOS UNS IMBECIS QUE ELES PENSAM QUE SOMOS!

AH, E QUEM SERÁ QUE PAGOU ESSES FOLHETINHOS INDECENTES? SERÁ QUE FOI COM NOSSO DINHEIRO?!

Joaquim disse...

ESPERO QUE APRENDAM A RESPEITAR AS PESSOAS!!!!!!!!!!!!


"Pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Pará divulgada neste sábado (30) mostra que Simão Jatene (PSDB) tem 59% dos votos válidos.

Ana Júlia (PT) registra 41%. Na soma dos votos válidos não são contabilizados votos em branco, nulos e indecisos.

Nos votos totais, Simão Jatene tem 55% das intenções de voto, contra 37% de Ana Júlia. Os votos brancos e nulos somam 5% e os indecisos 3%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos."

Anônimo disse...

GRAÇAS A DEUS QUE A AFBEPA PEDIU PRO PRÓXIMO GOVERNADOR ASSINAR A CARTA DE COMPROMISSO COM O BANPARÁ. GRAÇAS A AFBEPA AGORA NÓS TEMOS UMA GARANTIA DE QUE O BANPARÁ NÃO SERÁ PRIVATIZADO OU EXTINTO. GRAÇAS A DEUS E OBRIGADO AFBEPA. FOI FUNDAMENTAL A AFBEPA TER ENTREGUE A CARTA A TODOS OS CANDIDATOS E PRINCIPALMENTE AO MAIS IMPORTANTE: O PRÓXIMO GOVERNADOR.

Uma bancária agora aliviada disse...

"A menos de 24 horas de começar a votação em segundo turno, que vai decidir quem será o novo governador do Pará, o candidato Simão Jatene (PSDB), da coligação “Juntos com o Povo”, tem 18 pontos de vantagem sobre sua adversária, a governadora Ana Júlia Carepa (PT), que disputa a reeleição pela “Frente Acelera Pará”.
É o que aponta pesquisa do Ibope contratada pela Rede Globo/TV Liberal e divulgada pelo jornal O LIBERAL, edição de domingo, mas já nas ruas no final da tarde deste sábado. A “Frente Acelera Pará” chegou a impugnar a pesquisa, que só foi liberada no final da manhã de hoje.
Considerados os votos válidos, que desconsideram os brancos, nulos e indecisos, o tucano registra a seu favor 59% contra 41% da petista. Se considerados os votos totais, Jatene também abre vantagem de 18 pontos. Ele 55%, enquanto Ana Júlia aparece com 37%. Nulos e brancos somam 5%, enquanto apenas 3% dos eleitores se dizem ainda indecisos."

Anônimo disse...

Eu me divirto com esse comentários, alguns chegam a ser patéticos. Tem um que diz que agora temos a garantia que o BANPARA não será privatizado, mas que garantia é essa? Só sendo um ingênuo mesmo ou no mínimo um retardado.

Luiz disse...

O que é triste nisso tudo é que teve pessoas dentro do banco que passaram por cima das outras,sem medir as conseqüências,machucando,humilhando e derrubando companheiros e amigos de longas datas,apenas por um falso poder passageiro,que durou quatro anos.
Pessoas que estavam no fundo do poço,e que foram ajudadas,resgatadas.E quando pegou esse falso poder,pisou e traiu a pessoa que lhe deu a mão e lhe tirou do poço.
Agora eu pergunto,valeu apena tudo isso?
Com que cara esses amigos do poder,irão falar"Se tiverem coragem,é claro",com quem foi humilhado por eles nesses quatro anos?
Será que esqueceram que a amizade o companheirismo,em um ambiente de trabalho,vale mais de que qualquer poder passageiro.
Só para lembrar,essas pessoas que foram humilhada,escurrassadas,estão voltando por cima,e agora???
O que eu quero dizer caros colegas,é que a vida é como uma roda,hora vc está por cima,mais hora vc estará por baixo,por isso não tente subir na vida,usando amigos como degrau,pois uma hora vc irá cair,ai meu amigo,o tombo vai ser feio.Como esta sendo agora.
O choro pode durar a noite inteira,mais a alegria vem pela manhã.
Por tudo que vc passou e por tudo que vc sofreu nesse período,vc merece essa vitória, parabéns.
E a todos bancários do BANPARÁ,a AFBEPA,que não se curvaram perante esse falso poder,e tiveram a coragem de enfrentar,apesar das perseguições.
Os bons tempos estão chegando.

Anônimo disse...

Vejo que o desespero está mesmo tomando conta desses petralhas: agora chamam a gente de retardados. Isso mostra a desconsideração que tem para com a gente do Banpará.
O FUTURO GOVERNADOR ASSINOU A CARTA-COMPROMISSO DA AFBEPA, bem diferente da candidata da voces, que não assinou.
Se com ele temos uma esperança, com ela, era uma certeza, mas uma certeza de que iria acabar com nosso banco e com as nossas vidas. Aliás, no sindicato, voces já estão tentando fazer isso, traidores! Eu sempre fui PT de carteirinha, mas agora estou aliviada porque esse horror desse governo vai acabar.

O POVO disse...

ACABOU A ARROGÂNCIA, A MANIPULAÇÃO, A MENTIRA, A TRAIÇÃO, A ROUBALHEIRA. ACABOU O PODER A LOGO, LOGO ESSA DS VAI CABER NUM FUSQUINHA, DOS ANTIGOS. CLARO QUE AINDA TERÃO OS DEPUTADOS E MUITA GENTE VAI SE PENDURAR ALI, MAS A DISPUTA VAI SER TANTA QUE VÃO SE MATAR UNS AOS OUTROS. ALÍVIO!

Anônimo disse...

Graças a Deus esse desgoverno vai acabar. Nossa melhor resposta, colegas vai ser agirmos com serenidade e respeito. Não vamos cair no erro de repetir o autoritarismo deles, não.
Acho que há pessoas que eram do governo do passado que se bandearam pro PT, e erraram muito com e gente. Mas também há pessoas que eram do governo passado e que não devem voltar porque eram ruins com o funcionalismo. Vamos ver se a gente tem a opção de realmente ter algo diferente. Há colegas preparados e que são mais equilibrados e que deveriam assumir a direção do banco.
Nosso troco vai ser o RESPEITO, coisa que eles (PT) não sabem o que é.

Anônimo disse...

É TRISTE QUE UM PARTIDO QUE TENHA SIGNIFICADO TANTA ESPERANÇA PARA NÓS, SAIA ASSIM, ENVERGONHADO.
EU VOTEI NO PT, MAS SABIA QUE NÃO TINHA MAIS JEITO.
QUE O JATENE POSSA SER MELHOR DO QUE FOI A ANA JÚLIA.

A FORÇA DO POVO disse...

E a AFBEPA amarelou???? E os tucanos já estão cantando vitória antes do tempo???? Ninguém ganha eleição em pesquisa de véspera não! Eleição se ganha é nas URNAS.
E tem mais: o governo do povo só termina em dezembro e até lá, muita coisa ainda pode acontecer, principalmente no Banpará.

AFBEPA disse...

A AFBEPA não amarelou e nem avermelhou. O único partido que a AFBEPA toma e sempre tomará é o dos bancários e bancárias do Banpará.
A AFBEPA soube e saberá se manter integralmente posicionada de modo a fazer valer a defesa dos direitos, conquistas e interesses da categoria, seja qual for o partido que assuma o governo estadual e a direção do Banpará.
Continuaremos lutando por diálogo, respeito e melhorias na qualidade de vida e nas condições de trabalho dos bancários e, da mesma forma, continuaremos lutando pela manutenção e fortalecimento do Banpará.

Anônimo disse...

Eu sou do PT e estou triste. Apoio a turma do sindicato, mas será que não enxergamos que são por essas atitudes arrogantes assim, como não receber a carta da AFBEPA (que todos os candidatos receberam, menos a nossa governadora) será que não enxergam que é por isso que perdemos a eleição?

Anônimo disse...

Parabéns a nossa Associação pela coerência e pelo acerto em entregar a carta pelo Banpará e pelos nossos direitos.
Eu só espero que agora o novo governo não mantenha as neo-petistas que tanto nos massacraram. Porque tem um povinho que adora acender vela a Deus e ao diabo. Servem a dois senhores, de acordo com suas conveniências pessoais. Alguém tem dúvida sobre quem's estou falando?
Agora é hora do Dr. Jatene mostrar que pode fazer diferente.

Anônimo disse...

Acho que em vez de FORÇA DO POVO,esse DAS das 11:15h,poderia colocar,AS TRAPALHADAS PTISTAS,hehehehehe.
Tchauuu,até nunca mais...

Luiz disse...

Essa vitória de SIMÃO JATENE,é dedicada a uma pessoa que foi injustiçada nessa administração do BANPARÁ,inclusive por pessoa que comia no mesmo prato dela.
ALCINILDA GUERREIRO NAVARRO,essa vitória é sua.Vc merece.
De seus verdadeiros amigos.

Luiz disse...

Katia,o sofrimento acabou.

Anônimo disse...

Gente, eu não achei o governo do PSDB bom, mas o do PT foi muito pior. Por isso eu votei no Jatene. Agora, queremos pessoas diferentes na administração do banco. Queremos que esse povo que fez terra arrasada no banco SAIA FORA DO PODER! Chega dessa lama!

E não esqueçamos daquela que, vem governo, vai governo, tá sempre do lado de quem tem poder, mas trabalhar que é bom, nunca! Há anos que tá liberada pra sindicato e federação, mas atua mesmo é na propaganda petista. Uma vergonha isso! Será que agora vai ficar amiguinha do PSDB de novo? É só esperar pra ver!

Anônimo disse...

E ela vai virar PSDB,desde pequenininha,aguardem...tem é que dar um chute no bum bum dela.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.