quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ASSEMBLÉIA VOTOU E APROVOU REAJUSTE DE 10,8%, MAS AGORA SINDICATO DIZ QUE O REAJUSTE SERÁ DE APENAS 7,5%.

Ontém, os bancários e bancárias aprovaram em assembléia a saída da greve porque, além da primeira proposta anteriormente apresentada e rejeitada pelos funcionários, o sindicato divulgou em mensagens nos celulares dos bancários e na assembléia que havia conquistado em mesa de negociação com o banco o percentual de 3,3% além do reajuste da Fenaban.

As mensagens nos celulares diziam, literalmente, o seguinte:
"No Banpará Sindicato consegue 3,3 por cento acima da fenaban. Assembléia hoje. 13/10, as 18h no Sindicato. Participe."

Diante da irrecusável proposta, acima dos 2% a mais sobre o salário da Fenaban, que estavam solicitados na contraproposta dos funcionários e que estavam sinalizados positivamente pelo governo, a unanimidade da assembléia aprovou a saída da greve.

Então, que fique bem claro: O QUE OS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS APROVARAM, ONTÉM, NA ASSEMBLÉIA, FOI O REAJUSTE DE 10,8% NO SALÁRIO.

O piso já está definido pelo acordo da Fenaban que aponta 16.33% de aumento. Ou seja, ALÉM DO AUMENTO DO PISO, QUE JÁ CONSTA NO ACORDO COM A FENABAN, HAVERÁ UM REAJUSTE DE 10,8% NOS SALÁRIOS DOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ. FOI ISSO O QUE TIROU A CATEGORIA DA GREVE. FOI ISSO O QUE FOI VOTADO ONTÉM NA ASSEMBLÉIA.

Agora, graciosamente, a direção do Sindicato diz que a proposta apresentada é a mesma que foi anteriormente rejeitada e que o reajuste nos salários dos bancários do Banpará será de apenas 7,5%, o mesmo da Fenaban.

Diante de tal absurdo, a AFBEPA postou aqui no blog o que, para ser fiel à decisão da assembléia, deve ser corrigido no texto do Acordo que está no site do Sindicato e encaminhou, hoje mesmo, ao Sindicato, com cópia para as demais entidades, o banco e o governo, o ofício que você lê abaixo:

__________________________


Belém, 14 de outubro de 2010

OF 031/2010

Senhora Presidente,

A assembléia dos bancários e bancárias do Banpará aprovou, por unanimidade e inequivocamente, um reajuste de 10,8% sobre o salário, assim composto: 7,5% acordado na mesa da FENABAN, mais 3,3% arrancado pela forte greve da categoria e acordado na negociação específica.

Ao contrário do que está postado no site do Sindicato, a primeira proposta do banco, rejeitada pelos funcionários em assembléia, não é exatamente igual à segunda proposta, aprovada na assembléia. O diferencial decisivo para aprovação da segunda proposta na assembléia foi exatamente os 3,3% além do reajuste da FENABAN. Isso foi divulgado pelo Sindicato em mensagens aos telefones celulares dos funcionários minutos antes da assembléia ("No Banpará Sindicato consegue 3,3 por cento acima da fenaban. Assembléia hoje. 13/10, as 18h no Sindicato. Participe.") , e assim foi anunciado tanto pela presidente do Sindicato quanto pelos demais componentes da mesa, inclusive o representante da Contraf/CUT.

Ficou muito claro que o reajuste votado e aprovado na assembléia dos bancários do Banpará foi de 10,8%. Ressaltamos que foi exatamente este percentual a mais de 3,3% sobre os 7,5% da FENABAN que tirou os bancários da greve. Foi esse percentual a mais no salário que construiu a votação unânime que decidiu pela aprovação da proposta do banco. Esclarecemos que, quanto ao piso da categoria, este já está automaticamente reajustado em 16,33% pelo próprio acordo com a FENABAN, que o banco segue, logo, não resta dúvida que os 3,3% são além dos 7,5% de reajuste da FENABAN.

Dessa forma, solicitamos que esse Sindicato, para ser fiel à decisão da assembléia dos bancários do Banpará corrija, urgentemente, a informação equivocada postada em seu site no texto do ACT a ser assinado. Onde se lê: “O Banpará seguirá o acordo da Fenaban referente ao índice de reajuste dos salários de 7,5%”, deverá ser corrigido para: O Banpará seguirá o acordo da Fenaban referente ao índice de reajuste dos salários de 7,5%, e acrescentará 3,3% além, o que reajustará o salário dos funcionários do Banpará em 10,8%.

Além disso, também devem ser retificadas as seguintes informações onde se lê: “Adiantamento da PLR no valor de R$ 1.074,00 (Mil e Setenta e Quatro Reais), a ser pago na sexta-feira, 15 de outubro de 2010”, deverá ser corrigido para: “Adiantamento da PLR no valor de R$ 1.100,00 (Mil e Cem Reais), a ser pago na sexta-feira, 15 de outubro de 2010”, da mesma forma, onde se lê: “O Sindicato deverá promover a eleição dos delegados e seus suplentes para integrar o Comitê Disciplinar, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da assinatura do acordo”, deverá constar: “O Sindicato deverá promover a eleição dos delegados e seus suplentes para integrar o Comitê Trabalhista e o Comitê Disciplinar, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da assinatura do acordo”.

Agradecemos, em nome dos funcionários do Banpará, inclusive em nome dos que estiveram na assembléia específica do Banpará e votaram pelo reajuste de 10,8% no salário, a atenção dispensada e aguardamos breve e positivo retorno.

Atenciosamente,

Kátia Furtado

Presidenta AFBEPA.

PARA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ E AMAPÁ

SRA. ROSALINA AMORIM.

C/C BANPARÁ, CONTRAF/CUT, FETEC/CN, GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ.



E AÍ BANCÁRIOS DO BANPARÁ,
VAI FICAR POR ISSO MESMO???



*

6 comentários:

Anônimo disse...

MESMO QUE TIVESSEM CONSIDERADO O ACRESCIMO, A SOMA CORRETA É 7,5 + 3,3 = 10,8 E NÃO 10,08 COMO CONSTA NO SITE.

SERÁ Q JÁ VISUALIZAMOS UM RECOMEÇO DA GREVE?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

NÃO VAI FICAR POR ISSO MESMO! NÃO PODE FICAR POR ISSO MESMO! NÓS NÃO SOMOS PALHAÇOS DESSE SINDICATO TRAÍRA!!!

Anônimo disse...

Olha, colegas, quando a gente pensa que eles não tem mais pra onde descer, a gente ainda consegue se surpreender! Eu ja-mais acreditaria se tivesse me contado, se eu não estivesse vivendo toda essa história deprimente. Que falta de responsabilidade com as nossas vidas! Meu Deus! Então mandam uma mensagem dizendo que conseguiram 3,3% acima, afirmam isso na assembléia, votamos e depois os 3,3% nem aparecem no acordo??!! Que absurdo isso! Uma desmoralização ainda maior para esses meninos arrogantes e irresponsáveis que estão à frente do nosso sindicato. Não tem mais jeito mesmo! Temos que lutar afbepa.

Anônimo disse...

ATENÇÃO ABBEPA!!!

Fikei sabendo agora a pouco que os 3,3 incidem sobre a progressão no PCS e ñ sobre salário, ou será q é a mesma coisa?
Pode ser q seja informação infundada, mas vale dar uma conferida.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.