terça-feira, 28 de setembro de 2010

FERNANDO CARNEIRO FOI O PRIMEIRO A RECEBER E ASSINAR A CARTA-COMPROMISSO EM DEFESA DO BANPARÁ E DE SEUS FUNCIONÁRIOS



Fernando Carneiro, do PSOL foi o primeiro candidato a governador a receber e assinar a carta-compromisso da AFBEPA pela manutenção e fortalecimento do Banpará enquanto banco público estadual.


O encontro entre a AFBEPA e o candidato aconteceu na sede do PSOL, no sábado, 25, às 18h. Estavam presentes a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, sua vice, Cristina Quadros e o bancário e delegado sindical Wilson Leão, acompanhado de sua esposa.


Kátia Furtado fez uma breve apresentação do documento, ressaltando a importância da manutenção e fortalecimento do banco estadual, especialmente para que ele possa vir a cumprir seu papel de agente do desenvolvimento econômico, com inclusão e justiça social, contemplando as milhares de famílias carentes de nosso Estado. Assinalou, também, a necessidade de valorização e diálogo com os funcionários e funcionárias que têm tido seus salários golpeados desde os anos 90 e até hoje não sentiram ainda, no bolso, um verdadeiro resgate do seu antigo padrão de vida, enquanto categoria bancária. Cristina Quadros e Wilson Leão complementaram o raciocínio, sempre no mesmo sentido.


Fernando Carneiro escutou atentamente as palavras de Kátia, Cristina e Wilson, e manifestou total concordância com o que foi colocado. Pontuou sua história e compromisso na defesa da luta dos trabalhadores e trabalhadoras e ressaltou que em sua visão, e na visão de seu partido, o diálogo respeitoso é sempre o melhor caminho para governar negociando e incluindo as demandas da classe trabalhadora.


Fernando Carneiro assinalou ainda que concorda também com a visão de banco estadual apresentada pelo documento, quando aposta no Banpará enquanto poderoso agente de inclusão econômica e social, principalmente dos segmentos mais carentes de nosso Estado. Para ele, o modelo de governar tendo como foco principal os grandes projetos já demonstrou sua ineficiência e ineficácia para combater a miséria e todos os males que dela advém, como a violência inclusive. Citando exemplos como Tucuruí e os projetos da Vale, Fernando Carneiro ressaltou que a maior parte dos “lucros” gerados por estes grandes projetos, não ficam no Pará e muito menos ajudam a resolver todos os problemas que estes mesmo projetos trazem, como o inchaço das pequenas cidades sem infraestrutura para receber os milhares de brasileiros de outros estados vizinhos que para cá vêm, em busca de trabalho e renda.


Após a proveitosa conversa, Fernando Carneiro selou sua assinatura na carta-compromisso, que está à disposição de todos e todas na AFBEPA.


AGENDA

A entrega da carta-compromisso ao candidato Simão Jatene, que estava marcada para ocorrer no último domingo, 26 em um comício na Pedreira, não aconteceu porque o candidato preferiu receber o documento em uma reunião específica, para poder conversar com a direção da AFBEPA. Esta reunião deverá ocorrer na próxima quarta-feira, 30, quando então o candidato Simão Jatene manifestará sua opinião acerca dos caminhos para o Banpará.


As agendas com os demais candidatos e candidata estão sendo acertadas com suas assessorias e coordenações de campanha. A AFBEPA fará o possível e o impossível para que todos os candidatos e candidata recebam e assinem a carta-compromisso em defesa do Banpará e de seus funcionários e funcionárias.



*

Nenhum comentário: