sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TODAS E TODAS NA ASSEMBLÉIA, QUE DEVERÁ OCORRER, CONFORME DETERMINA O ESTATUTO


QUE DIRIGENTES SINDICAIS SÃO ESSES?


1 - Votaram contra a ação de cumprimento do ACT 2008/2009, que determinava a implantação do PCS no Banpará;


2 - Anularam a primeira eleição para o representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banpará, sem motivo algum que fosse comprovado até hoje;


3 - Indicaram, sem eleição ou consulta alguma aos bancários, os seus representantes no Comitê Trabalhista;


4 - Retiraram a AFBEPA do GT Paritário do PCS, em retaliação à Campanha pelo PCS que a AFBEPA puxou;


5 - Não fizeram a eleição dos representantes dos funcionários no Comitê Disciplinar, ou seja, eles mesmos descumpriram o ACT em uma cláusula que só dependia deles o cumprimento;


6 - Não garantiram o pagamento do sobreaviso da maioria dos bancários, mesmo depois de fazerem toda a propaganda e enviar mensagens aos bancários. Grande parte ainda está sem receber o sobreaviso. Propaganda enganosa.


7 - Não cumpriram o Estatuto do Sindicato, quando protelaram por quatro dias e quatro noites a apuração da eleição da nova diretoria do Sindicato dos Bancários.


8 - Não garantiram a participação dos funcionários no leilão de imóveis do Banpará. Mais propaganda enganosa. Quem garantiu, na justiça, o direito de participação dos funcionários foi a AFBEPA;


9 – Impedem a participação dos bancários nos espaços de decisão da categoria: convocaram uma conferência para debater a minuta de reivindicações para segunda-feira, quando a categoria estava trabalhando;


10 - Não comunicaram, antecipadamente, aos bancários e bancárias do dia e hora da entrega da minuta de reivindicações. Foi tudo escondido para excluir a AFBEPA da mesa de negociações;


POR QUE TANTO ÓDIO, AUTORITARISMO E ABUSO DE PODER, POR QUÊ?

Acima você viu apenas dez, entre todos os motivos para nunca esquecer que queremos MUDANÇA no Sindicato dos Bancários. E essa mudança, que foi conquistas nas urnas, mas golpeada na apuração, pode ser retomada agora, se todos formos à assembléia que terá que ser convocada por força do Estatuto, a partir do abaixo-assinado com 240 assinaturas. É que o Estatuto determina que se o Sindicato não convocar a assembléia, os próprios bancários podem se reunir em assembléia e deliberar e o Sindicato terá que cumprir. Mesmo sendo contra, o Sindicato terá que cumprir as deliberações da assembléia, que é soberana. Foi assim no caso do PCS, quando tiveram que entrar com a Ação de Cumprimento porque a assembléia decidiu.


Agora, temos vários pontos a debater, e os diretores do Sindicato não querem fazer essa campanha salarial crescer para conquistarmos mais, porque é ano eleitoral e eles não querem mobilização e greve. Querem fazer campanha eleitoral e não cumprir seu papel de dirigentes sindicais.


Porém, a nós, bancários e bancárias do Banpará, interessa, sim, debater, por exemplo, dois dos itens que não foram cumpridos neste ACT que perderá a vigência dia 31 de agosto: o ponto eletrônico e a eleição dos representantes no Comitê Disciplinar, que o Sindicato não convocou.


PONTO ELETRÔNICO OS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DECIDIRAM, POR UNANIMIDADE, NA CONFERÊNCIA, QUE HAVERÁ UMA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA NÃO IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO NA VIGÊNCIA DESTE ACORDO. JÁ LUTAMOS PELO PONTO ELETRÔNICO NAS DUAS ÚLTIMAS CAMPANHAS SALARIAIS. AGORA O BANCO TEM QUE CUMPRIR. E O ACORDO TEM QUE SER APENAS ADITADO.


Com relação ao Ponto Eletrônico, em recente reunião com a AFBEPA, a presidenta do Sindicato afirmou que acreditava que o banco implantaria, ainda na vigência deste ACT, o que não se confirmou. Na Conferência, realizada em uma segunda-feira, o banco explicou que houve mudanças de regras pelo Ministério do Trabalho, mas mesmo assim, foi decidido, por unanimidade, que se o Ponto Eletrônico não fosse implantado ainda na vigência deste Acordo que foi assinado no ano passado e, portanto, está sendo descumprido, os bancários e bancárias teriam que receber uma COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA NÃO IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO, que viria na forma de tíquete ou pagamento de horas extras, uma vez que estão extrapolando a jornada de trabalho, sem o controle e sem o devido pagamento por isso. É, pelo menos, um ano de perdas de direitos e perdas financeiras. Um ano, só neste ACT, fora os tantos anos para trás, de horas trabalhadas sem controle e sem o devido pagamento.


Não precisamos mais LUTAR NOVAMENTE PELO QUE JÁ FOI CONQUISTADO, não vamos incluir novamente o ponto eletrônico na minuta, como se nunca tivesse havido um ACT assinado e descumprido antes. Mais uma vez a AFBEPA insiste que o ACT deve ser cumprido, principalmente para proteger os direitos dos bancários e bancárias, e já que não foi cumprido, é preciso uma COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA NÃO IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO, como foi DECIDIDO, por unanimidade, na Conferência.


MAIS DE 5 MILHÕES DE REAIS É, PROVAVELMENTE, O SALDO DO PLANO CAFBEP/PAS, QUE DEVERÁ SER INVESTIDO EM BENEFÍCIOS AO FUNCIONALISMO.

Outra questão a ser debatida na assembléia é o que fazer com o patrimônio remanescente do Plano CAFBEP/PAS, uma vez que o Regulamento do Plano determina que o patrimônio remanescente deverá ser devolvido aos patrocinadores, CAFBEP e Banpará, e investido em benefícios sociais aos empregados. A AFBEPA defende que seja, imediatamente, demonstrado esse patrimônio que, segundo balancete de junho de 2010, girava em torno de 5 milhões e 800 mil, que não pode ser desprezado pelo funcionalismo, porque é parte de sua contribuição para assistência à saúde. São mais de 5 milhões, hoje, de saldo do Plano CAFBEP/PAS que devem retornar aos associados em forma de benefícios. Por que não usar este valor no pagamento da parcela dos funcionários, associados ao Plano CAFBEP/PAS, nas mensalidades do novo plano com a Unimed?


O MOMENTO É GRAVE. O SINDICATO FAZ E DESFAZ SEM SE PREOCUPAR COM O MELHOR PARA O FUNCIONALISMO. RETIRARAM A AFBEPA DE TODAS AS MESAS E EVITAM A PARTICIPAÇÃO MASSIVA DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS NA TOMADA DE DECISÕES.


MAIS UMA VEZ A AFBEPA TEVE QUE LUTAR PELA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA. MAIS UMA VEZ A AFBEPA CONVOCA OS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS: VAMOS À LUTA PELOS NOSSOS INTERESSES. VAMOS À LUTA PELA MELHORIA DA NOSSA CONDIÇÃO DE VIDA! VAMOS NOS MOBILIZAR E FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS!


NÓS, JUNTOS, TEMOS O PODER SOBERANO, A VONTADE MAIOR ENQUANTO CATEGORIA. E A VONTADE DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS É QUE O ESTATUTO SEJA CUMPRIDO E QUE A ASSEMBLÉIA ACONTEÇA.


E VOCÊ TEM QUE ESTAR NA ASSEMBLÉIA! E CADA UM DE NÓS, BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DO BANPARÁ, TEMOS QUE ESTAR LÁ, NA ASSEMBLÉIA, DECIDINDO, JUNTOS, O MELHOR PARA NÓS. NÃO ENTREGUE O SEU PODER DE DECISÃO A QUEM NÃO TE RESPEITA! VAMOS LUTAR E CONQUISTAR MAIS!


UNIDOS, SOMOS FORTES!

AFBEPA.



*

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei um absurdo essa entrega de minuta às escondidas. Na agência, até demos gargalhadas porque eles fazem tanta besteira e essa é só mais uma. Cara de pau, total! Mas será que eles não percebem que estão dando tiro no pé? E essa minuta feita numa segunda-feira, será que não tem armadilha aí? Nós precisamos mesmo dessa assembléia para decidir as nossas questões e só encerra a campanha salarial, quando a gente decidir que tem acordo! Tem que ser assim. Vamos todos na assembléia, sim!