terça-feira, 10 de agosto de 2010

E A VIDA O QUE É, DIGA LÁ, MEU IRMÃO...

Abaixo, você lê a emocionada carta de Kátia Furtado, Presidenta da AFBEPA, escrita entre a notícia do assalto e sua visita à Santarém, e a notícia do assalto de Eldorado dos Carajás.


(...)
E a vida o que é, diga lá, meu irmão...

Ela é a batida de um coração, ela é uma doce ilusão...


(...) Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo,

É uma gota, é um tempo, que nem dá um segundo...


Há quem fale que é um divino mistério profundo.

É o sopro do criador numa atitude repleta de amor...


(...) Sempre desejada por mais que esteja errada

Ninguém quer a morte, só saúde e sorte...


(O que é, o que é - trechos/ Gonzaguinha)



O poeta, em palavras, traduz esse desejo da vida que nos impele, que nos eleva, que quase nos intima a ser feliz. E é bastante curioso que inicie este texto, que fala de dor e trauma de assaltos e sequestros, com um chamado à felicidade. É que felicidade é o que sentimos quando alcançamos metas na vida. A meta, por exemplo, de ser funcionário do Banpará, de ingressar na empresa, via concurso público... Quantos de nós estudamos, fizemos planos, torcemos, oramos e, quando aprovados e classificados, acreditamos que nossas vidas, e de nossos familiares, seriam transformadas, melhoradas, estabilizadas. E de certa forma, é assim.

Porém, aos poucos, a realidade impõe sua lógica, e começamos a compreender que em nosso ambiente de trabalho é preciso lutar por dignidade. Como seres humanos que somos, deveria ser natural o respeito à vida. Mas, muitas das vezes, em nosso trabalho, a vida vale muito menos do que o dinheiro, do que o lucro, a vida vale bem pouco. Mas sem a vida, o que nos resta?

E é pensando nestes versos do poeta Gonzaguinha, que medito no valor da vida em uma situação de risco total, quando as vidas, a nossa e as das pessoas que mais amamos, estão completamente ameaçadas, num assalto com sequestro, por exemplo.

Semana passada estive em Santarém e senti, de perto, a dor daqueles bancários e bancárias, e de suas famílias, vítimas de mais um assalto monstruoso, de uma violência desumana. Foram armas na cabeça durante uma noite inteira e depois o matagal, enquanto o assalto ao banco era consumado, no dia seguinte. Ouvi a esposa do Ademar contar, traumatizada, que seu filho de 9 anos estava com medo de ir à escola; e dizia, chorando, para sua mãe: "eles podem me pegar!". Vi a dor na cabeça, na coluna, nas vidas de todos aqueles bancários e bancárias; dores que nascem de um profundo stress, somatizado durante os dias posteriores ao assalto, que tem dia e hora para começar, mas não para terminar. As dores e os traumas não terminam com o assalto. Muitas doenças, sequelas graves, levam dias e meses até serem curadas, quando são.

No dia do assalto em Santarém, pela manhã, enquanto Ademar adentrava a agência acompanhado dos assaltantes, ele tentava manter a calma, avisava a todos que os assaltantes estavam com sua família e pedia tranquilidade. E assim os bancários, colegas de trabalho, fizeram. Foram heroicamente calmos, apesar de todo o desespero.

No dia seguinte, com a nossa presença na agência (estávamos eu e Luciete Baia, de Tucuruí, também diretora da Associação), fizemos uma reunião de resgate da serenidade, da auto-confiança, quando os colegas puderam falar, desabafar, se dar as mãos e apontar caminhos de reconstrução da própria dignidade, da esperança, da vida. Nessa reunião, que contou também com a presença do Zé Maria da Geset, os bancários sugeriram formas terapêuticas de, em grupo, se recuperar do trauma, do medo.

Para os números e as tabelas, Santarém foi apenas mais um assalto na lista. A ele se somou, na segunda-feira, Eldorado dos Carajás, onde assaltaram o Banpará e o Banco da Amazônia. Agora há pouco conversei com uma colega, funcionária da agência Marabá, e que também já foi vítima e sofreu com a violência do assalto em Brejo Grande do Araguia, que me relatou: " ...Eram 10 homens encapuzados, chegaram atirando, pegaram o dinheiro e levaram a Maria Alice, o Bruno e o vigia como reféns. A Marlise, ficou porque se escondeu dentro da agência... " "...Num assalto a primeira coisa que a gente pensa é que vai morrer... " " ...O sentimento que fica é: quando vai acontecer de novo?... " " ...O modo de trabalho que a empresa adota após o assalto, questionando primeiro sobre os valores levados, isto é o pior... "

A vida ameaçada gera dores e medos; e ninguém passa por isso impunemente. Mas, para a maioria, é uma situação de exceção. Para os bancários e bancárias é quase que uma certeza. Um bancário ou bancária convive com o medo permanente e com a sensação de que a qualquer momento a vida pode estar ameaçada. A lida com altas somas em dinheiro, a responsabilidade sobre os altos valores, fazem dos bancários e seus familiares, alvo potencial das quadrilhas que, pelos relatos, planejam minuciosamente os assaltos e sequestros.

Mais uma vez estamos a nos assustar com assaltos, sequestros de colegas e familiares... mais uma vez estamos a reclamar, a questionar sobre a (in)segurança bancária que faz tantas vítimas entre nós... mais uma vez estamos a curar as feridas e, tragicamente, ficamos a aguardar o próximo assalto, orando para que seja menos pior que o anterior. Mas até quando?

Hoje, queria o impossível: que cada amigo e amiga, cada irmão de trabalho, no Banpará e nos demais bancos, se sinta abraçado, protegido. Queria dizer que foi a última vez, mas não posso. Há um trabalho de prevenção sendo feito, mas ele ainda é insuficiente diante do alto nível de planejamento e tecnologia das quadrilhas. Os bancos precisam investir alto em segurança preventiva e em proteção para seus funcionários e clientes e, para isso, tem que pagar, imediatamente, por cada dano, por cada perda que os bancários e clientes sofrem. Só assim irão valorizar mais a vida.

É preciso cuidar de todos e todas que sofrem, direta ou indiretamente, os danos da violência bancária, com atendimento médico e psicológico permanente, até que perdurem os traumas ou doenças, com apoio financeiro específico em caso de necessidade de mudanças de endereço, por exemplo. Sabemos que quando uma quadrilha chega a fazer refém um bancário e sua família, em sua casa, é porque já investigou profundamente a vida daquele colega que, com sua família, está completamente exposto, ainda mais depois do assalto, quando o bancário passa a colaborar com a polícia na busca dos assaltantes.

A AFBEPA tem conhecimento de que tanto o setor de segurança do banco quanto os órgãos da segurança pública tem feito um excelente trabalho, com resultados importantes, no sentido de superar a (in)segurança bancária; mas enquanto as novas e melhores soluções não chegam ou são rapidamente superadas pelas quadrilhas, é dever dos bancos cuidar das vidas. É importante ressaltar que, segundo o art. 2º da CLT, os riscos da atividade econômica, quem assume é a empresa, o empregador; em nosso caso, o banco.

A vida vale mais, a vida vale muito, é tudo, e precisa ser protegida. Urgentemente protegida. Seja ela a batida de um coração, maravilha ou sofrimento, ninguém quer a morte, só saúde e sorte. Eu quero a vida. Nós, bancários e bancárias, queremos a vida e tudo o que nela há; a vida, digna, plena e protegida.

Kátia Furtado.
Belém, 10 de agosto de 2010.


*

3 comentários:

Anônimo disse...

Kátia, que lindo. Me tocou o coração e concordo em tudo com você. Nós queremos viver. Trabalhar, sim, mas viver com alguma paz, pelo menos.
Um abraço,
Alice.

Nonato disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.