sábado, 21 de agosto de 2010

AFBEPA EM DEFESA DO BANPARÁ ENQUANTO BANCO PÚBLICO ESTADUAL

Abaixo, você lê o texto que a AFBEPA preparou para contribuir com o Seminário "O Banpará que queremos para os próximos anos". Até segunda-feira, um relato geral sobre o Seminário. Agora, você lê abaixo o texto da AFBEPA.

O BANPARÁ QUE QUEREMOS, PARA AS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES, CRESCERÁ PÚBLICO E ESTADUAL, SERÁ UM FORTE INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO COM JUSTIÇA SOCIAL, E TERÁ SEUS FUNCIONÁRIOS, REALMENTE, VALORIZADOS!


O Banpará é um patrimônio público, é do povo paraense e, fortalecido, é decisivo para assegurar a hegemonia do Estado. O Banpará deve ser a mais poderosa ferramenta de inclusão social. Como pilar fundamental de um banco com as características e propósitos do Banpará, o foco principal deve ser o estímulo à produção familiar, à pequena e média produção, através da concessão do crédito a juros reduzidos, abaixo do mercado, bem diferente do que é praticado hoje no único programa de crédito do Banpará, o Banpará Comunidade criado no governo anterior e mantido, no mesmo formato, no atual governo.


Para que o Banpará seja cada vez mais forte e eficiente em sua missão, os bancários e bancárias que nele trabalham precisam ser mais valorizados e devem recuperar a qualidade de vida perdida com os diversos planos econômicos que, desde a década de 90, defasaram os salários, com o congelamento do PCS por mais de 15 anos, e com a doação de 20% dos salários em 1998, para capitalizar e salvar o banco. Da mesma forma práticas que corroem as boas relações de trabalho devem ser banidas do dia-a-dia laboral, como o assédio moral por metas abusivas, o clientelismo e o apadrinhamento, tão nocivos ao Banpará e seus funcionários, quanto à sociedade em geral.


POR QUE A GOVERNADORA EXTINGUIU A DIRETORIA DE RECURSOS DE TERCEIROS E LEVOU OS FUNDOS, ANTES ADMINISTRADOS PELO BANPARÁ, PARA O BANCO DO BRASIL?


Em setembro de 2009, o atual governo extinguiu a antiga DIRET, Diretoria de Recursos de Terceiros e levou os fundos para o Banco do Brasil. A única entidade que denunciou a extinção da DIRET foi a AFBEPA. Nem o Sindicato dos Bancários, nem a Fetec e nem a Contraf/CUT se manifestaram. O que está ocorrendo? É necessário vir a público e declarar, para que possamos nos preparar diante de qualquer cenário. É importante lembrar que em novembro de 2009, na comemoração do aniversário do Sindicato dos Bancários, a governadora assumiu, publicamente, a possibilidade de incorporação do Banpará por um banco público. Recentemente membros do governo têm afirmado que o Banpará não será federalizado e muito menos privatizado. Há algum risco de incorporação? O governo precisa responder, clara e firmemente, aos funcionários e à sociedade.


QUE O BANPARÁ CUMPRA SEU PAPEL DE BANCO PÚBLICO, COM FOCO NA CONCESSÃO DE MICROCRÉDITO PARA QUEM MAIS PRECISA: AS FAMÍLIAS SEM RENDA E AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA, EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO ESTADO, É ESSE O DESEJO DOS FUNCIONÁRIOS.


____________________________________


ESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL E NOSSA LUTA NÃO DEVE SER DESPREZADA EM FUNÇÃO DO CALENDÁRIO ELEITORAL. ASSEMBLÉIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ JÁ! QUEREMOS DEBATER NOSSO NOVO PLANO DE SAÚDE, INCLUSIVE AS REGRAS E O SALDO DO CAFBEP/PAS.





*


Nenhum comentário: