quarta-feira, 21 de julho de 2010

(IN)SEGURANÇA BANCÁRIA - ASSALTO AO BANPARÁ SAPUCAIA

Mais um lance da violência, que combinou sequestro, ameaça à família e assalto, vem aumentar a trágica lista da (in)segurança bancária. Na última sexta-feira, dia 16 de julho a agência do Banpará de Sapucaia foi assaltada. Dois homens, armados, surpreenderam o gerente da agência, Edvaldo, quando saía de casa em direção ao banco. Os ladrões fingiram ser clientes e entraram na agência com o gerente, aparentando normalidade; só após alguns minutos renderam o vigilante e anunciaram o assalto.

Depois de obrigarem o gerente a pegar o dinheiro que estava no cofre do banco, 60 mil reais, os dois assaltantes saíram da agência levando-o como refém. O abandonaram cerca de oito quilômetros depois, na BR 155, e mais adiante atearam fogo ao corsa prata usado na fuga.

Edvaldo nos informou que enquanto era vitimado pelos dois assaltantes em Sapucaia, outros dois assaltantes se postaram frente à casa de sua família, em Xinguara, ameçando atentar contra a vida de seus familiares caso algo desse "errado". O gerente Edvaldo e o vigilante Murilo, ainda estão bastante traumatizados com a violência.

O SESMIT do Banpará prestou rápido e excelente atendimento aos bancários, o que é absolutamente fundamental em um momento de desespero como esse, onde a vida esteve sob risco total.

BANCÁRIO É PROFISSÃO DE RISCO

A AFBEPA tem pautado este debate da (in)segurança de forma intensiva. É preciso cuidar das vidas, proteger os bancários e familiares, como também os clientes, de modo a curar as feridas, os traumas que ficam após a situação da violência, quando o bancário volta ao trabalho, lidando da mesma forma com os valores.

Os bancos devem pagar pelos danos morais, materiais e psicológicos que os bancários e bancárias sofrem. É necessário investir mais em estratégias de prevenção para buscar impedir que os bancários e bancárias continuem sendo o alvo potencial das quadrilhas.


*

Um comentário:

Anônimo disse...

Katia, faltou também no relato,citar o nome de nosso amigo paulo Marcio da sutec,que foi vitima desse assalto também.