sexta-feira, 18 de junho de 2010

PENDÊNCIAS, SOLUÇÕES E RESOLUÇÕES - A REUNIÃO DA AFBEPA COM A DIRETORIA DO BANCO

No dia 14 de junho de 2010, segunda-feira passada, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, reuniu-se com a Diretoria do Banpará. Na pauta assuntos da maior relevância para o funcionalismo do banco:

CERTIFICAÇÃO DA ANBID - Kátia Furtado solicitou que a administração do banco possibilite a contratação de profissionais e, principalmente, a liberação de tempo da rotina de trabalho, para a necessária preparação, dos funcionários que se submeterão pela primeira ou segunda vez ao exame de certificação da ANBID CPA20. Desta maneira, os funcionários poderão ter melhor desempenho, o que é importante para o banco. Em resposta, a Diretoria se comprometeu em analisar a demanda.

No momento da reunião, a AFBEPA ainda não tinha alguns dados importantes, que devem ser considerados. Foi-nos informado que neste mesmo exame de certificação, funcionários de outros bancos como, por exemplo, o Banco do Brasil, quando não aprovados, não perdem funções, cargos ou comissões, apenas não progridem. Além do mais, vários bancários de outros bancos estão fazendo a prova de certificação da ANBID CPA10, mesmo já tendo feito anteriormente o exame de CPA10. Diante dessa situação, os bancários do Banpará, questionados pelos colegas de outros bancos, trazem a seguinte indagação: por que lhes é cobrado o exame de certificação da ANBID CPA20? Qual a política do banco neste caso?

Sabemos que a grande maioria do funcionalismo que fez a prova recentemente, está se sacrificando há meses, em alguns casos, desde dezembro de 2009, estudando após a jornada de trabalho, desde 18h às 23h, diariamente, em grupos ou mesmo pagando de seus bolsos os instrutores, e, mesmo assim, não tem conseguido aprovação. Qual seria o real problema?

Urge uma solução imediata da administração do banco em prol do funcionalismo.


REQUALIFICAÇÃO EM CURSOS BÁSICOS, como matemática financeira, contabilidade, atendimento ao público, relações interpessoais, entre outros. A solicitação foi para que o banco planeje um calendário de promoção destes cursos para os funcionários da capital e interior. Houve sensibilidade diante desta demanda e também a disposição de estudar o assunto.


WORKSHOP DE TREINAMENTO. A AFBEPA solicitou a realização de um novo workshop trazendo, prioritariamente, os colegas que não participaram dos dois workshops realizados anteriormente. Em resposta, o banco ressaltou que a certificação da ANBID é prioridade neste momento, mas que no segundo semestre, há a possibilidade de atendimento dessa demanda.


REESTRUTURAÇÃO DE AGÊNCIAS, COM PRIORIDADE PARA AQUELAS ONDE ATUAM COLEGAS exercendo múltiplas funções como, por exemplo, Coordenadoria de Retaguarda e Tesouraria, coordenador de PAB e Caixa... Em resposta foi informado à Presidenta da AFBEPA que já há um calendário em fase de execução para resolver essas irregularidades.


PAGAMENTO DO SOBREAVISO. O banco providenciou a regularização do pagamento para alguns funcionários da capital que fizeram o sobreaviso, porém nem todos que tinham o direito à regularização do pagamento foram contemplados. Há dezenas de colegas na capital que ainda não receberam o sobreaviso. Segundo informações do banco, ainda estariam conferindo as solicitações. Ocorre que já contam mais de dois meses que estes colegas foram informados pelo próprio sindicato dos bancários, em mensagens nos celulares, que receberiam o sobreaviso e ainda não foram pagos. Permanecem aguardando o devido pagamento de seus direitos. Em resposta ao pedido da Presidenta da AFBEPA para resolvesse imediatamente a pendência, a direção afirmou que já nesta folha de junho de 2010, será regularizado o pagamento do sobreaviso para os bancários que enviaram a solicitação. A AFBEPA deseja que o compromisso firmado se efetive.

DIÁLOGO, COMPROMISSO EFETIVO PARA COM AS CAUSAS DO FUNCIONALISMO, INDEPENDÊNCIA E FIRMEZA DE PROPÓSITOS É O QUE MOVE A AFBEPA. Outras questões foram tratadas acerca de pendências que serão analisadas caso a caso. São questões de colegas que estão precisando que o banco resolva justas demandas em casos de assaltos e sequestros, concorrências, recursos administrativos, efetivações, entre outras. A AFBEPA entende que há vontade política da diretoria em solucionar as questões e aguarda, confiante, que sejam todas positivamente resolvidas nos prazos combinados.


*

Um comentário:

Anônimo disse...

O sobreaviso não vai sai amanha, e ai o que vai se de nos funcionarios que ja tava contando com esse dinhero, por vafo afbepa faça alguma coisa pela gente