segunda-feira, 24 de maio de 2010

SOBRE A ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO II

DIÁLOGO INSTITUCIONAL EM DEFESA DO BANPARÁ E DOS DIREITOS, INTERESSES E CONQUISTAS DO FUNCIONALISMO

A AFBEPA parabeniza e deseja sucesso ao colega Marco Antônio Lopes Monteiro que venceu com 191 votos a eleição para Representante dos Funcionários no Conselho de Administração do Banpará e, desde já, antecipa o convite ao diálogo em torno do que representa o melhor para o banco e o funcionalismo. As palavras do Representante eleito muito nos alegram quando manifestam fidelidade aos princípios estatutários da Associação:
"... Este banco é um dos patrimônios do Pará e prometo defender tanto ele, quanto a categoria que faz parte da empresa.", afirmou Marco Antônio no site do sindicato dos Bancários.

A AFBEPA solicitará, em breve, uma reunião com o Representante eleito dos Funcionários para firmar um trabalho conjunto exatamente no sentido já expresso pelo colega.


ALTA ABSTENÇÃO - POR QUAIS MOTIVOS MAIS DE 400 FUNCIONÁRIOS DAS AGÊNCIAS NÃO VOTARAM?

Está no site do sindicato dos Bancários:
"Seiscentos e cinqüenta bancários e bancárias do Banpará participaram da eleição que escolheu o representante da categoria no Conselho de Administração (Consad) do Banco." O voto não era obrigatório e, certamente, alguns colegas não desejaram participar, até pelo nível de desgaste da primeira eleição, anulada injustificadamente. O pouco tempo de campanha, a falta de um debate entre os candidatos, a ausência de estímulo à participação democrática da categoria foram também motivos desta alta abstenção.

Mas o maior problema, o que causou o impedimento da participação dos mais de 400 funcionários e funcionárias das agências, repita-se: das agências, foi o fato de que em várias agências da capital e interior o sistema apresentou problemas.

Já soubemos que nas agências Palácio, S. Brás, Ananindeua, BR Ananindeua, Senador Lemos e Telégrafo, houve colegas que não votaram porque, durante seu expediente de trabalho, o link para a área de voto não estava disponível. Da mesma forma, em outras agências, os relatos têm se repetido. Houve casos em que o link esteve disponível apenas por uma hora e em outros casos a permanente queda do sistema na área de voto impediu a participação de colegas. De toda forma, mais de 400 funcionários e funcionárias das agências não terem votado é um claro prejuízo ao processo eleitoral e à democracia interna no Banpará.


MAIS DO MESMO

É sempre assim. Foi assim na primeira edição da eleição para Representante dos Funcionários no Conselho de Administração, quando anularam, sem motivo legal algum, uma eleição tão limpa e mais participativa do que esta; foi assim também na recente eleição do Sindicato dos Bancários na qual o Estatuto da entidade foi rasgado e a democracia, ferida de morte. É sempre assim: querem explicar o inexplicável, justificar o injustificável, e se escondem por trás de comissões eleitorais e mesas apuradoras completamente parciais, comprometidas e subservientes.

Ora, a presidente da comissão eleitoral, nas duas edições da eleição para Representante do Conselho de Adminstração do Banpará, é uma funcionária do Sindicato e, sem entrar no mérito de sua competência profissional, está, obviamente, a serviço de seu patrão, do qual recebe ordens diretas. Lamentavelmente, estamos diante de uma fação partidária que atrela nosso sindicato e o coloca a serviço dos interesses de governos e direções de bancos.

A AFBEPA lamenta essa situação criada para iludir a categoria a partir da falsa aparência de que está tudo correto. Queremos não a aparência, a ilusão do discurso.


Queremos a VERDADE dos fatos e é sempre a verdade dos fatos e da ação permanente na defesa dos interesses, direitos e conquistas da categoria, que nos guiarão os caminhos. E serão sempre bem vindos todos e todas que quiserem somar nesta trilha da verdade, da independência, da coragem e da liberdade de lutar pelo que é certo.



*

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Afbepa. Temos que estar atento para esta direcao do sindicato, pois els fraldaram a eleicao dos bancarios, imaginem o que pode ter ocorrido, em conluo com a direcao do banco, para que esta II eleicao do representante dos trabalhadores do Banpara nao beneficiasse o bancario que nao estiver em seu raios.
Um bancario do BASA

Anônimo disse...

É isso mesmo afebpa, não é mole não esse povo do Sindicato.

Anônimo disse...

EU FUI UMA QUE NÃO VOTEI PORQUE O LINK NÃO ESTAVA ABERTO DURANTE TODO O MEU EXPEDIENTE. DISSERAM QUE TERIA QUE IR NO SINDICATO VOTAR, MAS NÃO PODIA, PQ MEU HORÁRIO ESTAVA APERTADO DEMAIS. UMA VERGONHA ESSE SINDICATO!

Anônimo disse...

Realmente, colegas, penso que deveria haver mais informações acerca dos candidatos que não participaram da primeira eleição.
O tempo de campanha foi pouco e a participação dos colegas foi pequena.
Praticamente só a matriz do banco votou em peso. De fato, as agências não conseguiram participar intensamente. O sistema estava dando problemas o tempo inteiro. Sou da matriz, mas concordo que a participação na agências foi muito pequena.
Quem votou mesmo foi a matriz.