quarta-feira, 14 de abril de 2010

O DIA DO SUFOCO, COMO PREVIU A AFBEPA





As filas cresciam desde a madrugada até bem depois das 16h
na calçada, no pátio e na área interna da Ag. Senador Lemos.


Centenas de aposentados e aposentadas se deslocaram às agências do BANPARÁ ontem, 13 de abril, para solicitar a concessão do empréstimo consignado. Algumas dessas pessoas, segundo relatos feitos à AFBEPA na agência Senador Lemos, chegaram desde as 23h do dia anterior e dormiram em frente às agências, onde permaneceram até as 16h, quando finalmente foram atendidas. O quadro era desolador.


Algumas gerências de agências tomaram medidas preventivas para evitar os riscos evidentes em situações de super aglomeração: entregaram senhas para seus clientes, tomando por base o limite físico e psicológico humano tanto de clientes como de bancários. Na avaliação da AFBEPA, esta foi uma atitude sensata, já que o trabalhador precisa descansar entre uma jornada e outra de trabalho, num intervalo mínimo de 11h, para buscar recompor a sua saúde física e mental e não há pagamento de hora extra que reponha o dano à saúde, desgastada na extrapolação de jornada.


Na agência Senador Lemos, os bancários foram convocados a chegar ao local de trabalho às 7h da manhã; contudo, às 18h, ainda havia muitas pessoas a serem atendidas, o que nos fez concluir que os funcionários e funcionárias não retornariam às suas casas antes das 22h, extrapolando brutalmente suas jornadas de trabalho. Um dos motivos, mas nem de longe o único ou principal, da demora no atendimento era o fato de que a rede tecnológica não correspondia com a necessária velocidade. O Diretor de Tecnologia foi chamado à agência para tentar ajudar a resolver o problema.


Os funcionários do atendimento, o corpo gerencial, o pessoal da Superintendência de Crédito, inclusive a própria Superintendente e alguns caixas, que também atuavam no atendimento, tiveram que se desdobrar para atender a toda aquela multidão, que em alguns momentos se irritava, tornando o clima ainda mais tenso.


A AFBEPA esteve presente acompanhando essa rotina e verificou uma forte condição de vulnerabilidade humana naquele local, determinada por vários elementos, dentre os quais destacam-se: o horário de entrada na agência para trabalhar, 7h da manhã; a falta de velocidade da rede tecnológica; o tempo maior despendido para atender a pessoas idosas; a falta de tempo para cumprimento das pausas obrigatórias de 10' a 50' trabalhados; a falta de tempo para o repouso e a alimentação nos intervalos intra-jornadas, sendo que algumas funcionárias, por volta das 11h, ainda não haviam sequer tomado o café da manhã.


Para a direção da AFBEPA, medidas emergenciais devem ser tomadas pela a administração do BANPARÁ, considerando especialmente, a quantidade de clientes de cada unidade de trabalho. Abaixo, nossas sugestões para ajudar:


1) Distribuição de uma quantidade razoável de senhas, observando sempre a duração do trabalho determinado por Lei Federal (CLT), que considera a jornada de trabalho suportada pelo SER HUMANO;


2) Nesses dias de atendimento aos clientes aposentados do IGPREV, que o banco crie equipes que atuem por turno de trabalho, o que possibilitará a proteção aos bancários.

Para a AFBEPA é de fundamental importância que o BANPARÁ cumpra a jornada de trabalho estabelecida em Lei e somente submeta o seu funcionalismo a jornadas suplementares nos casos em que a própria CLT preceitua: em caso de necessidade imperiosa como força maior (enchentes, terremotos, etc), para atender a realização ou conclusão de serviços inadiáveis, ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.


Em relação à extrapolação de jornada verificada, esperamos que as horas trabalhadas a mais sejam assinadas e pagas, com a imediata informação à Superintedência Regional do Trabalho e Emprego acerca do motivo que ocasionou o fato.
A AFBEPA continuará atenta, acompanhando o funcionalismo durante todos os dias em que estiver sendo concedido o empréstimo parcelado aos aposentados do IGPREV .

*

Um comentário:

Anônimo disse...

O que aconteceu neste dia no postão foi de uma total falta de planejamento, fomos para o sacrifício como sempre