quinta-feira, 25 de março de 2010

QUEREMOS UM SINDICATO INTEIRO E NÃO PELA METADE

A eleição para o Sindicato dos Bancários já está convocada. Esta eleição é muito importante para os bancários e bancárias do Banpará. Por isso, vamos nos dedicar a refletir um pouco sobre a importância e o papel do Sindicato para a defesa dos interesses de classe dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em nosso caso específico, temos percebido a dificuldade que tem a atual gestão do Sindicato em defender, com independência e autonomia, os direitos dos bancários e bancárias, porque eles visivelmente estão atrelados aos interesses dos governos federal e estadual.

Na avaliação da AFBEPA, que sempre colocou este debate, tal postura da atual direção do Sindicato traz grandes prejuízos aos bancários, que perdem força nos processos de negociação.

Foi assim no PCS, nas Campanhas Salariais, na anulação da eleição do Conselho de Administração, na imposição de nomes no Comitê Trabalhista e na exclusão da AFBEPA do GT/PCS. Na verdade, o Sindicato não defende os interesses da categoria e, por uma questão de disputa de poder, não quer que a AFBEPA também defenda. Por isso eles trabalham tanto contra a associação de funcionários.

Então, para ter mais forças, é necessário mudar a direção do Sindicato. É necessário que o Sindicato seja um instrumento de defesa dos bancários e bancárias. Assim, a AFBEPA pode trabalhar melhor.

Conversando com bancários de outros bancos, pudemos perceber que não só no Banpará o Sindicato deixou de agir em defesa dos bancários, mas também no Basa, na CEF, no BB e nos bancos privados. Tanto assim, que grande parte dos bancários destes bancos também mostram insatisfação e desejam mudanças.

Abaixo, você saberá um pouco mais sobre a história do sindicalismo brasileiro. Em outras postagens, trataremos do papel e do dilema do atual sindicalismo, e estaremos acolhendo propostas para um sindicato de verdade, que realmente, nos defenda enquanto bancários e bancárias.

Leia, participe, comente, proponha. O espaço é todo seu.


*

Um comentário:

Anônimo disse...

É importante que o Sindicato seja livre de intervenções dos governos estadual e federal. As nossas lutas estão sendo entregues, e eu não vejo isto como positivo. Acho que tem que vir um novo pessoal que resgate a nossa história.
Sucesso aos bancários.