terça-feira, 30 de março de 2010

QUE SINDICATO QUEREMOS?

Em pleno processo eleitoral para a escolha da nova diretoria do nosso Sindicato dos Bancários, a AFBEPA segue publicando reflexões, leituras, informações importantes que muito nos interessam, já que o Sindicato é da nossa categoria.

Segundo compreensão comum, o Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa dos interesses de seus sindicalizados.

O termo "sindicato" deriva do latim syndicus, proveniente por sua vez do grego sundikós, que designava um advogado, bem como o funcionário que costumava auxiliar nos julgamentos. Na Lei Le Chapellier, de julho de 1971, o nome síndico era utilizado com o objetivo de se referir a pessoas que participavam de organizações até então consideradas clandestinas.

Os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de categorias profissionais, conhecidos como sindicatos de trabalhadores, e de classes econômicas, conhecidos como sindicatos patronais ou empresariais.

O Sindicato de trabalhadores, em nosso caso, Sindicato dos Bancários, tem por missão defender os nossos interesses, dos bancários do Banpará e dos bancários de todos os bancos.

Sabem o que está ocorrendo no Banco do Brasil neste momento? A direção do BB está descumprindo uma cláusula do ACT que determina que a implantação do plano odontológico fosse efetivada em janeiro de 2010. O ACT finda sua vigência em 31 de agosto.

E o que o Sindicato faz? Faz de conta que está se mobilizando, fica brincando de defender os bancários do BB, mas por que não entra com a ação de cumprimento para fazer cumprir o ACT?

Isso nos lembra algo? Sim... nosso PCS que só foi garantido, na verdade, pela Justiça do Trabalho que nos concedeu a Tutela Antecipada no processo que abrimos com Ação de Cumprimento que a AFBEPA defendeu e aprovou pela vontade do funcionalismo. Lá no BB os bancários e bancárias estão vendo seu direito, já garantido, se perder pela omissão da atual direção do Sindicato dos Bancários.

Mas tem algo errado aí... se o Sindicato dos Bancários é para defender os bancários, o que está acontecendo? O que tem que mudar? É esse o Sindicato que queremos? É para isso que contribuimos todo mês? Para ter omissão e uma direção sindical que mais defende as direções de banco do que os bancários? Dê sua opinião, comente... o espaço é todo seu.



*

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, pessoal. Minha cunhada é do BB e a situação lá tá igual ao que era com o nosso PCS no banco. O sindicato só aparece pra dizer que está fazendo alguma coisa, mas o que era pra fazer mesmo, não faz. Eles só defendem as diretorias, mas a gente, não.
Ainda bem que nós temos uma Kátia pra lutar por nós. Kátia vc tem que ir pro sindicato minha colega, pra defender a gente também lá.

Anônimo disse...

não precisamos de uma rainha da inglaterra!!!!

sabe com essa luta autofagica que estamos travando, quem sai perdendo é a categoria . trabalho a 20 anos no BB. é não consigo ver vitorias no dia do trabalho... não lutamos tanto pra o lula ser o nosso presidente da republica... conseguimos e mudou a direção do BB não........... aqui no Pará porque mudamos o governo de jatene pra ana julia mudou alguma coisa????????? não então pessoal o nosso momento é agora não adianta acreditar que uma presidenta ou presidente vai mudar as coisa ........ no capitalismo as coisa só mudam com pressão. o melhor que temos agora e fazer valer nosso voto de mudança começar pelo Sindicato depois pelo Governo ana julia e depois o governo federal de lula......... vamos sair deste ciclo vicioso que só traz prejuizos a nós trabalhadores!!!!!!!!!!!

POR OUTRO CAMINHO JÁ!!!!!!!!!!!