quarta-feira, 31 de março de 2010

KÁTIA FURTADO, ELEITA POR UNANIMIDADE, É A CANDIDATA A PRESIDENTA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS

Os bancários e bancárias do Banpará indicaram seu nome, acreditando no fortalecimento da luta em defesa do banco estadual e público e em defesa dos direitos do funcionalismo; os bancários do Basa, Banco do Brasil e Caixa, além dos privados, aclamaram seu nome, por unanimidade, tendo como referência todo o trabalho que tem sido feito na AFBEPA e que já está projetado para outros bancos.

"Um bancário colega meu do BB me disse - Olha, a Presidenta da tua Associação é uma guerreira né? Ela conquistou o PCS com vocês e a gente aqui sofrendo. Nós precisamos é dela no Sindicato!" relatou um bancário do Banpará.

"O trabalho que tem sido na feito na AFBEPA, é esse trabalho de defesa verdadeira dos bancários, é isso o que a gente quer para todos os bancários do Pará e Amapá", afirmou, um bancário do Banco do Brasil.

"Faz meses que o Sindicato nem aparece na minha agência. O banco está enfiando goela abaixo um plano de reestruturação e nós estamos à mercê do banco. Nós precisamos de mudanças no Sindicato, mas queremos alguém que lute de verdade, sem ter medo, que nos represente com essa competência e essa força que a Kátia tem", foi o depoimento de uma bancária da Caixa.

"Quando entrei aqui, eu nem conhecia ela, mas vi que ela, por todo o trabalho, é o nosso nome, é quem vai lutar com a gente e pela gente! É quem vai realmente, trazer o Sindicato para lutar pela gente", foi a fala de um bancário do Basa.

E assim tem sido, são dezenas de depoimentos e mensagens no celular e no e-mail, desde que o nome de Kátia Furtado foi indicado e aclamado pelos bancários como a alternativa de mudança, o nome da esperança, da luta verdadeira e comprometida com os bancários e bancárias.

Abaixo, Kátia se manifesta em uma carta específica, falando diretamente, como sempre faz, com os bancários e bancárias do Banpará. Leia com atenção e opine, comente, manifeste-se. O espaço é todo seu.

"

Meus colegas de trabalho do Banpará,

Minhas primeiras palavras são para vocês, que me conhecem tão bem. As minhas crenças e os meus passos, desde 1982, foram direcionados por uma preocupação determinante para mim: defender a vida. Digo isto porque naquela época, em Tucuruí, começavam as obras para construção da Hidrelétrica de Tucuruí e, como em toda grande obra dessa natureza, a vida e seus ecossistemas foram brutalmente afetados. Eu, minha mãe e minhas irmãs, dependíamos também do que o meu pai, que era pescador, trazia para casa. Lembro da mortandade de peixes na beira do rio, as águas fediam e ninguém podia mais retirar o seu alimento daquelas águas. Foi triste ver o que os interesses meramente econômicos podiam fazer contra quem não podia se defender.

Além do profundo vínculo com a religiosidade, fui catequista devido à forte influência de minha mãe que também era bancária do BANPARÁ, daí emergiu o meu maior compromisso: o de DEFENDER e LUTAR, contra toda e qualquer forma de degradação, injustiça e desrespeito cometido contra a pessoa humana e o meio ambiente. Isso é um princípio, plantado no meu coração.

Reconto para vocês essa história, porque quero que conheçam um pouco sobre mim, e o que me faz trilhar pelo caminho que escolhi, sem ter, em nenhum momento, fraquejado ou sequer traído as minhas convicções e ideais de vida.

Quando diretora do Sindicato, durante todo o tempo em que exerci os mandatos que me foram outorgados pelos bancários e bancárias, sempre fiz o melhor para a categoria. Jamais deixei de visitar os locais que me eram designados, inclusive fazendo muitas das vezes além, justamente para levar uma palavra amiga, escutar os colegas de trabalho em todos os bancos, dar um abraço, um sorriso, um carinho, assim como também encaminhei, de forma objetiva, o que os bancários e bancárias necessitavam. Foram várias denúncias para o Ministério do Trabalho; solicitações aos bancos por adequação de questões ergonômicas nos locais de trabalho; participação em fóruns e debates com os poderes públicos locais em vários municípios, e mesmo com as autoridades que compunham as polícias civil e militar, no sentido de buscar mais segurança para a vida dos bancários; visitei colegas adoecidos e encaminhei, inclusive às vezes acompanhando junto, para dar apoio moral ao sofrimento humano, para as perícias do INSS ou consultas médicas; enfrentei momentos difíceis em locais de trabalho de alguns bancos, quando tentavam me impedir de distribuir o material do Sindicato ou de ao menos falar com meus colegas bancários.

Foram muitas situações como estas que vivenciei desde então, até chegar a este momento atual, em que coloco o meu nome como candidata a Presidenta para concorrer à eleição da Diretoria e Conselho Fiscal triênio 2010/2013, do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá.

Todos sabemos que o sistema econômico no qual vivemos, que não foi escolhido por nós, é repleto de injustiças. O acúmulo, a concentração de riqueza e poder, é a base do sistema capitalista. Na divisão de classes que nos é imposta, cada classe cumpre o seu papel. Os trabalhadores produzem muito e recebem pouco, injustamente, pelo seu trabalho; os empresários, que detém o capital e os meios de produção, nos contratam mediante um salário, que lhes garante altas margens de lucro. Em tese, o governo atuaria nesse sistema, buscando instrumentos para “harmonizar” essa relação, que na essência é conflituosa, já que o empresários sempre querem expropriar o máximo dos trabalhadores e reconhecerem o mínimo de direitos, enquanto que os trabalhadores tentam lutar por condições de trabalho e salários que atendam às suas mínimas necessidades de vida, no mínimo, a sobrevivência. Mas somos seres humanos e queremos mais do que apenas sobreviver. Temos direito a viver com dignidade, temos direito à felicidade, à sensibilidade, à prosperidade.

Nesse contexto, surgem os Sindicatos, como forma de organização por ramo de atividade da classe trabalhadora, lutando para que a VIDA seja respeitada. Importante destacar que a Constituição da República Federativa do Brasil, prevê no seu Art. 8º, inciso III: “ ao Sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;” , nesse sentido também as Legislações Ordinárias assim se manifestam.

Eis aí meu grande motivo, o que me deu a certeza de que deveria oferecer aos meus colegas de trabalho bancários do Banpará e de todos os bancos, uma alternativa nestas eleições para o Sindicato. O que vimos nos últimos três anos, não foi uma gestão sindical compromissada com os seus representados e com sua missão estatutária na defesa dos bancários. Ao contrário, a categoria bancária tem sido assaltada em sua crença e confiança, dia após dia, sem que a atual diretoria do Sindicato se posicione firmemente ao lado dos bancários.

No BANPARÁ nós vivenciamos a quase entrega da nossa maior conquista, fruto da grande e vitoriosa greve de 2007: o NOSSO PCS, que se não fosse pela postura firme, convicta e equilibrada da direção da AFBEPA, hoje não seria uma realidade.

A alteração unilateral do Regulamento do nosso PCS foi outro fato vivenciado pelos bancários e bancárias do BANPARÁ, sem que a direção do nosso Sindicato tenha exigido do banco o cumprimento do que já havia sido estabelecido entre as partes, pelo Grupo Paritário de Trabalho, que previu que os funcionários deveriam ter em dois anos duas promoções por merecimento e uma por antiguidade, justamente para permitir com que os trabalhadores pudessem EVOLUIR na tabela de trinta e cinco níveis, aceita pelo banco.

A PLR, em que pese todo o esforço despendido pelos bancários do BANPARÁ, demonstrado com o aumento do lucro, teve os percentuais rebaixados pelos empregadores e aceitos em mesa de negociação pelas nossas entidades de defesa dos nossos interesses e direitos, o que resultou em menos dinheiro nos nossos bolsos e, por conseguinte, menos qualidade de vida.

Várias outras conquistas ficaram no papel, o que requeria uma postura firme da nossa entidade de classe em defesa do cumprimento dos nossos direitos, e isso não vem acontecendo.

Diante de tudo isso, não poderia hesitar em enfrentar mais esse DESAFIO, para trazer de volta para o nosso lado, o lado dos bancários, na sua mais verdadeira e correta forma de atuar, o nosso Sindicato, que DEVE SER dos BANCÁRIOS, livre, independente e autônomo, desatrelado de partidos ou governos. Por isto, e com este compromisso, sou candidata à presidência do Sindicato dos Bancários nessas eleições. Junto comigo se somam bancários e bancárias de todos os bancos públicos e também de bancos privados que, da mesma forma, acreditam, têm esperança e querem um Sindicato livre, realmente dos bancários. Não tenho dúvidas de que, em uma campanha, nossos adversários farão o possível para queimar a bandeira da mudança, claro, eles querem se perpetuar no poder; mas nós faremos uma campanha limpa, ética, propositiva e alegre e não nos curvaremos a ataques pessoais ou menores, porque nosso sonho, nosso projeto, nossa esperança é muito grande e forte e vamos mostrar aos bancários e bancárias nossas melhores propostas para a categoria.

Peço sua ajuda, seu apoio para lutar pelo melhor para toda a categoria, assim como estamos lutando no Banpará. Agradeço a todos os bancários e bancárias que quiserem acreditar e fazer valer, com o seu voto, a mudança que toda a categoria bancária precisa e merece.

KÁTIA FURTADO

Candidata a Presidenta do Sindicato dos Bancários na CHAPA 2 - SINDICATO LIVRE É DOS BANCÁRIOS.


ACESSE NOSSO BLOG. Clique AQUI. http://sindicatolivreedosbancarios.blogspot.com



*

10 comentários:

Anônimo disse...

GRAÇAS A DEUS!!!!!!!!!!!!!!! VAI GANHAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Kátia, temos fé que você vai vencer. E sua vitória será a nossa vitória, a vitória do Banpará e de todos os funcionários dos outros bancos.

Liliane disse...

Kátia, sou uma bancária do Real que passei aqui porque uma prima minha me indicou pra conhecer este site da sua associação. eu vi que a sua chapa já tem tambem um blog na internet. vou lá olhar. olha, Kátia, eu estou com a sua chapa 2 e vou fazer mesmo uma campanha forte pra sua chapa lá na minha agencia. lá todo mundo quer mudança, Kátia. Vc vai vencer.

Anônimo disse...

Kátia, sou bancário do Banpará. venho aqui declarar meu total apoio. sabia que no meu local de trabalho todos os outros votos são seus. Colega, temos orgulho de você...eu vou fazer campanha para fortalecer ainda mais a chapa 2. Pois, Todos nós (Bancários e Bancárias de Bancos Públicos e Privados) precisamos e apelamos por mudanças, Kátia. Sua chapa vai vencer!!!

Fernando disse...

Kátia,

Parabéns pela UNAMINIDADE...afinal terás meu apoio em todas as eleições que disputares.

Sou seu fã de carteirinha...podes contar comigo na campanha.

Obs.: se algum dia precisares de mim para compor alguma chapa que você tiver encabeçando, deixo bem claro que aceito.

Abraço forte,

Fernando Loureiro

Anônimo disse...

Kátia, vc é um ORGULHO para nós do BANPARÁ! Que bonito isso colega: todos funcionários dos outros bancos tb reconhecendo o seu trabalho na nossa querida AFBEPA que defende a gente de verdade. Kátia, segue a tua estrela, cresce mesmo e nos ajuda lá no Sindicato e ajuda tb aos outros bancários. Tenho fé que vc vai vencer e nossas causas do BANPARÁ vão ficar mais fortes ainda! Valeu!

BB disse...

Conheci esse blog por indicação de um colega de trabalho lá da agência. Vou votar na chapa 2. o blog da chapa 2 tb está lindo. todos que conheçam lá: http://sindicatolivreedosbancarios.blogspot.com
CHAPA 2, vai vencer!

Adriano disse...

Essa guerreira vai longe. Muito bem indicada. Precisamos de pessoas iguais à vc, Kátia, à frente do nosso Sindicato, pessoas que realmente são voltadas em prol da defesa do funcionalismo do Banpará.

VÁ FUNDO, MINHA PRESIDENTE! CONTE COMIGO!

Bjos

Adriano Neto
PAB Pirabas (De licença)

Anônimo disse...

Estamos com voce e com a equipe da chapa 2. se DEUS quiser voces vão vencer, para mudar o nosso sindicato. precisamos do nosso sindicato do nosso lado e não do lado da diretoria do banco e também dos outros bancos. acho que o sindicato é a nossa defesa colegas. CHAPA 2. COM CERTEZA.

Anônimo disse...

katia sua carta me emocionou. ainda não lhe conheço pessoalmente mas quando vc for na minha agencia que é no banco itau eu vou lhe lembrar desse meu recado aqui e vou te dar um abraço. nos vamos fazer campanha pra voce, pra chapa 2. vitoria. chapa 2 na cabeça.