quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

IN-SEGURANÇA BANCÁRIA. MAIS UM EPISÓDIO DA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Abaixo, a matéria no Jornal O Diário do Pará de hoje. A AFBEPA pratica a solidariedade ativa aos colegas de trabalho e clientes, sempre buscando assegurar a preservação do bem maior: a vida e a saúde que fica profundamente abalada após o trauma. Há algum tempo temos pautado o debate da in-segurança que cerca a profissão de risco que é ser bancário, especialmente no interior do estado e em período próximo ao pagamento dos servidores públicos. É mais que lamentável e alarmante... é mesmo mais um episódio de uma tragédia que se faz permanente em nossas vidas.


Banpará em Garrafão do Norte é assaltado outra vez

Uhhhuuuu! Iê, Iê, Iê! Iahhhuu! Assim eram os gritos de sete assaltantes, enquanto efetuavam disparos para o alto e fugiam por uma estrada vicinal, após invadirem e levarem em torno de R$ 170 mil do Posto Avançado do Banpará, no município de Garrafão do Norte, a 235 quilômetros de Belém, no início da manhã de ontem.

Toda essa empolgação foi presenciada pelo coordenador do posto e dois seguranças do local, que foram feitos reféns pelos bandidos e soltos em uma estrada vicinal do município, localizado na microrregião Guajarina, nordeste do Pará. A ação da quadrilha ocorreu alguns minutos depois das 8 h, quando três integrantes adentraram no posto fortemente armados, com metralhadora, escopeta e pistola. Nesse momento, encontravam-se no posto apenas o coordenador, dois seguranças e poucos clientes.

“Eles chegaram atirando e quebraram a porta de vidro que dá acesso ao posto. Aqui dentro, continuaram atirando. Inclusive, na porta do banheiro, onde algumas pessoas tentaram se esconder”, relatou Geraldo Magela, coordenador do posto. Segundo o funcionário, ninguém ficou ferido. “De forma bem rápida, eles (bandidos) renderam os seguranças, me fizeram abrir o cofre e rasparam tudo”, descreveu.

Em frente ao posto, que fica no centro de Garrafão do Norte, um veículo S10 aguardava os assaltantes, no qual estavam mais quatro integrantes da quadrilha. De lá, empreenderam fuga através de uma estrada vicinal que interliga a sede do município ao vilarejo de Marapinima, distante 15 Km. “Sempre mandavam a gente ficar abaixado, pra não se levantar. Enquanto isso, gritavam e atiravam pra cima”, relembrou o coordenador.

Na altura do Km 3 da vicinal, próximo da fazenda do “Gentil”, os assaltantes abandonaram os reféns. De acordo com relatos de populares, o veículo S10 utilizado pela quadrilha foi avistado na vila de Marapinima, depois no vilarejo Pai D’Remo (Livramento) e, pela última vez, no entorno da fazenda do “Meje”, próximo da localidade chamada Cristal. Por isso, acredita-se que os assaltantes tenham atravessado o Rio Piriá.

Logo após o assalto, a Polícia Militar deflagrou uma operação de caçada à quadrilha. Cerca de 50 policiais da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Capitão Poço, da 9ª CIPM, de São Miguel do Guamá, do 10º Batalhão da PM, de Capanema, dos destacamentos da PM nos municípios de Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Mãe do Rio, Aurora do Pará e Irituia, iniciaram as buscas sob o comando do major Mauro César e tenente Erivaldo.

Durante a tarde de ontem, o subcomandante da Companhia de Policiamento Regional (CPR-6), de Paragominas, tenente-coronel Pereira, assumiu o comando da operação. Policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) também auxiliam na operação. As buscas concentram-se nas proximidades do vilarejo Cristal – área onde há um cruzamento que dá acesso a várias localidades -, além do Km 47 da rodovia Pará/Maranhão.



PRIMEIRO ASSALTO

Essa é a segunda vez, em menos de seis meses, que o Posto Avançado do Banpará em Garrafão do Norte é assaltado. No dia 11 de setembro de 2009, uma quadrilha, composta por pelo menos 12 homens, invadiu o local efetuando vários disparos. Os assaltantes agiram logo depois da abertura do posto, minutos após as 8h, assim como ontem.

Naquela ocasião, o coordenador do posto, um estagiário, dois funcionários e dois seguranças estavam no local. Os bandidos chegaram atirando, renderam os servidores e alguns clientes que formavam uma fila na entrada do posto. Dois funcionários ficaram feridos e uma cliente, que estava na porta do posto, levou um tiro no pulmão e outro de raspão na cabeça. A cliente foi levada para o Hospital de Castanhal e depois transferida para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua.

A ação também foi rápida e os assaltantes levaram todo o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre, algo em torno de R$ 565 mil. Na fuga os bandidos fizeram reféns os dois seguranças e dois funcionários, mas que foram liberados na saída do município. Eles fugiram em uma picape S-10 de placa JWE-9857, de Castanhal.


Fonte: Diário do Pará




Nenhum comentário: