terça-feira, 10 de novembro de 2009

BANCÁRIOS NA 6a MARCHA DA CLASSE TRABALHADORA

Bancários também marcham em Brasília nesta quarta contra interdito proibitório

Crédito: Seeb São Paulo
Seeb São Paulo Os bancários estarão na 6ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, que ocorre nesta quarta-feira 11, em Brasília, com duas bandeiras principais. Uma, específica, reivindica o fim do uso deturpado do interdito proibitório. A outra, ao lado de todas as outras categorias, exige a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais sem a alteração nos salários.

A manifestação contra o uso incorredo do interdito será à tarde, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O interdito proibitório é um recurso jurídico usado originalmente pelos latifundiários para garantir a posse de propriedades. Os bancos deturparam a função do instrumento e, aproveitando-se de brechas na lei, conseguem fazer uso de força policial nas agências e concentrações durante manifestações, greves e paralisações dos trabalhadores, apesar de esses serem direitos garantidos pela Constituição Federal.

"Quando os bancários vão às ruas, estão na luta legítima em defesa de seus direitos, o que está previsto na Constituição pela chamada lei de greve", diz o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino. "Manifestar-se por valorização ou melhores condições de trabalho não tem relação com posse de propriedade. Ninguém vai à greve para tomar posse das agências", completa.

40 horas

A 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelas outras cinco maiores centrais sindicais do país, quer também a redução da jornada oficial do país para 40 horas sem alteração no salário. A medida, que possibilitaria a criação de mais de 2 milhões de empregos, aumento da massa salarial e fortalecimento do mercado interno brasileiro está prevista na Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95), atualmente nas mãos dos parlamentares. O projeto também aumenta para 75% o valor da hora extra.

A diminuição das horas trabalhadas na semana visa ainda tornar menos exaustiva a jornada para melhorar as condições de saúde e segurança no trabalho e diminuir o número de acidentes causados pelo cansaço, além de ampliar o tempo para o convívio familiar, o lazer e a qualificação profissional.

"Os bancários também defendem a redução da jornada, pois ela traz ganhos para o país na forma de empregos e de bem-estar social. É uma luta pela cidadania", acrescenta a secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira.

Bandeiras de luta

A marcha vai cobrar dos parlamentares, ainda, a aprovação da política de valorização do salário mínimo (PL 01/07), conquistada pela pressão das outras marchas dos trabalhadores, e a votação da PEC 438/01, contra o trabalho escravo.

Também são reivindicadas a ratificação das convenções 151 (pela negociação coletiva no serviço público) e 158 (que põe fim à demissão imotivada) da Organização Internacional do Trabalho, além da retirada dos projetos de lei da terceirização (4.302/98 e 4.330/04), que precarizam as relações de trabalho.

Eixos da 6ª Marcha Marcha da Classe Trabalhadora

- Redução da jornada de trabalho sem redução de salário

- Votação do PL 01/07 que efetiva a valorização do salário mínimo

- Novo marco regulatório para o pré-sal, que prevê a garantia
do controle estatal e social do petróleo e seus derivados
em todo o território nacional e que reafirma nossa soberania

- Ratificação das Convenções 151 (sobre a garantia de negociação coletiva no serviço público) e 158 (que coíbe a demissão imotivada) da OIT

- Aprovação do PL 1621/07: proposta da CUT encaminhada à Câmara pelo deputado Vicentinho (PT-SP), sobre a regulamentação da terceirização
e combate à precarização nas relações de trabalho

- Mudanças amplas e imediatas para todas as aposentadorias,
incluindo aumento real para os benefícios acima do salário mínimo e regras que garantam inclusão e assegurem que mais e mais brasileiros
se aposentem por tempo de contribuição, com 100% dos benefícios

Fonte: Contraf/CUT




Nenhum comentário: