domingo, 18 de outubro de 2009

GREVE NA VALE: MAIS DE 3 MIL OPERÁRIOS ESTÃO PARADOS NO CANADÁ.

Por Desirèe Luíse

Os trabalhadores da mineradora Vale no Canadá entraram no quarto mês de greve. Aproximadamente 3,5 mil operários estão parados. Eles são contra alterações nos direitos trabalhistas. Após comprar mais de 75% da mineradora de níquel Inco em 2006, a Vale anunciou, neste ano, o desejo de mudar o sistema canadense de participação nos lucros.


Atualmente, os trabalhadores recebem um bônus dependendo do preço do níquel no mercado. No novo plano, a Vale quer estabelecer um teto e congelar os salários durante os próximos três anos, o que indignou os funcionários.

Os operários também discordam dos planos da Vale de terceirizar parte da produção da empresa. Questionam ainda a demissão de 250 trabalhadores e o direito ao seniority – aumento de benefícios proporcionais ao tempo de trabalho.

Assim, no dia 13 de julho, os operários de duas unidades da Vale-Inco resolveram entrar em greve. Em agosto, a unidade da baía de Voisev juntou-se às de Sudbury e Port Calborne. Outras unidades aderiram posteriormente.

Operários ligados ao sindicato United Steel Worker (USW 6500) fizeram, no domingo (11), uma manifestação no porto alemão de Brunsbüttel. Eles protestaram contra a chegada de um navio da Vale vindo do Canadá, que continha carregamento de cobre.

A Vale já anunciou que pretende cortar 900 postos de trabalho no mundo, sendo quase a metade deles no Canadá.

Leia mais no Brasil de Fato





Nenhum comentário: