terça-feira, 20 de outubro de 2009

GREVE NA CAIXA SEGUE FORTE

Nesta quarta tem audiência de conciliação

A greve nacional dos empregados da Caixa Econômica Federal manteve sua força nesta segunda-feira, 19. A grande maioria das assembléias realizadas pelos sindicatos em todo país decidiu manter a paralisação nesta terça-feira, o 27º dia de greve para conquistar uma proposta que atenda as reivindicações dos bancários.

"Os trabalhadores estão indignados com a atitude da Caixa de suprimir o diálogo e buscar a Justiça para resolver a campanha salarial. O Comando Nacional dos Bancários considera o processo de negociação como a melhor maneira para a solução de conflitos entre empresa e empregados e vai continuar insistindo nesse caminho", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Orientações do Comando

Reunidos nesta segunda-feira 19 em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) definiram as seguintes orientações aos sindicatos de todo o país:

1. Manter e fortalecer a greve em todo o país até que a Caixa apresente uma nova proposta que contemple as reivindicações dos empregados, retomando inclusive o movimento se as assembléias assim decidirem.

2. O Comando e a CEE/Caixa participarão da audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho nesta quarta-feira, às 9h, em Brasília, quando buscarão mais uma vez uma solução pela via negocial das questões específicas, mas condenam a iniciativa da Caixa de ajuizar dissídio de greve junto ao TST, demonstrando sua falta de capacidade de encontrar soluções por intermédio da negociação.

3. O apoio dos movimentos sociais e das organizações dos trabalhadores é fundamental nesse momento de impasse. Desta forma, o Comando orienta que os sindicatos busquem reforçar o apoio dessas entidades no sentido de pressionar a direção da Caixa a retomar o processo negocial.

4. O Comando Nacional e a CEE/Caixa manterão o plantão em Brasília à espera de que a direção da Caixa Econômica Federal reveja sua postura intransigente e retome o diálogo.

Para esclarecer as implicações do processo em curso no TST, o Departamento Jurídico da Contraf-CUT divulgará nesta terça-feira 20 documento no qual discorrerá sobre os possíveis desdobramentos do pedido de dissídio.


Banco da Amazônia, BNB e Banese

Os trabalhadores do Banco da Amazônia decidiram em assembleias aceitar a nova proposta do banco, apresentada ao Comando Nacional em negociação realizada na última sexta-feira, e encerrar a greve, iniciada no dia 24 de setembro.

Enquanto isso, os empregados do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Banco do Estado de Sergipe (Banese) permanecem em greve. Os trabalhadores dos dois bancos aguardam igualmente uma proposta que atenda às suas reivindicações específicas.

Fonte: Contraf/CUT




Nenhum comentário: