quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BANCÁRIOS DO HSBC PROTESTAM E PARAM AGÊNCIAS CONTRA MANIPULAÇÃO DA PLR

Bancários do HSBC de todo o país estão mobilizados nesta quarta-feira, 28, para mostrar sua indignação com a postura do banco de negar uma participação nos Lucros e Resultados (PLR) justa. Em todo o país, os trabalhadores estão realizando paralisações e protestos.

Em Curitiba, onde está localizada a sede nacional do banco, quatro centros administrativos e 33 agências estão em paralisação de 24h. Também estão parados por todo o dia os bancários de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Mato Grosso, Campinas Grande, Santos, ABC paulista, entre outras bases sindicais. Em São Paulo, Brasília, Campinas e outras, os bancários optaram por paralisar as atividades na parte da manhã. As informações são de levantamento da Contraf-CUT com dados enviados pelos sindicatos.

Os trabalhadores protestam contra uma manobra fiscal e contábil realizada pelo banco inglês ao provisionar o valor de R$ 1,6 bilhões, o que ocasionou um redutor de 26,22% na primeira parcela da PLR. Essa manipulação rebaixou o pagamento da PLR, prejudicando os bancários.

"A manipulação da PLR foi a gota d'água para os trabalhadores, que já suportam péssimas condições de trabalho, metas desumanas e os salários mais baixos do mercado. A insatisfação dos trabalhadores é enorme", afirma Sérgio Siqueira, diretor da Contraf-CUT e funcionário do HSBC. "Além disso, surgiram ainda boatos de demissões e fechamento de agências nos próximos dias, o que sói agravaria o quadro. Os protestos e paralisações vão continuar até que o banco inglês tome medidas para valorizar seus trabalhadores e reconhecer seus esforços, começando por deixar de lado as manobras e pagar uma PLR justa", sustenta.

Fonte: Contraf/CUT - Seeb.Pa/Ap






Nenhum comentário: