quarta-feira, 21 de outubro de 2009

AFBEPA COBRA O ACT 2009/2010

No dia 8 de outubro passado, após 15 dias de vitoriosa greve, os bancários e bancárias do Banpará aprovaram a proposta construída em mesa de negociação entre o comando local - Sindicato dos Bancários, Contraf/CUT, Fetec/cn e AFBEPA - e a direção do Banpará. A proposta acompanha a Fenaban no reajuste salarial de 6% e avança no ítem da parcela adicional: 4% do lucro líquido a ser distribuído linearmente entre todos os funcionários.


CONVENÇÕES E ACORDOS ADITIVOS JÁ ESTÃO SENDO ASSINADOS
A nível nacional a Contraf/CUT já assinou a Convenção com a Fenaban e o acordo aditivo com o Banco do Brasil. Já foi assinado também o acordo com o Banco da Amazônia, que saiu da greve no dia 16 passado, bem depois do Banpará.


AINDA NÃO FOI FECHADA, ENTRE AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS FUNCIONÁRIOS E A DIREÇÃO DO BANPARÁ, A REDAÇÃO FINAL DAS CLÁUSULAS DO ACT 2009/2010
Importantes ítens como efetivação das comissões, pagamento do sobreaviso, restituição dos bens pessoais dos funcionários vítimas de assaltos e sequestros, ampla defesa no conselho disciplinar
, regularização do turno ininterrupto de revezamento, plano de saúde e ponto eletrônico, entre outros, ainda não possuem redação final e regulamentação.


NOSSO ACT PRECISA SER REGULAMENTADO
A regulamentação define, por exemplo, prazos, multas e penalidades. É bom lembrar que foi por ausência de regulamentação que cláusulas importantes do ACT 2008/2009, como plano de saúde e ponto eletrônico, foram descumpridas; só se salvando o PCS, pela ação de cumprimento, já com a tutela antecipada.


TEMOS PLENA CONSCIÊNCIA que o Sindicato, nosso representante legal, é a entidade que assinará o acordo, no entanto, a participação da AFBEPA em todos os momentos foi decidida em assembléia, pelos bancários e bancárias. Contribuímos ativamente em todas as rodadas de negociação e agora, é natural que também possamos contribuir na redação final do ACT, inclusive ajudando a regulamentar as cláusulas de modo a garantir mais efetividade e legitimidade ao acordo.


OFÍCIO AO SINDICATO
Na segunda-feira passada, dia 19, a AFBEPA encaminhou ofício ao Sindicato dos Bancários solicitando informação acerca dos dias e horários do fechamento da redação do ACT 2009/2010 e da assinatura deste acordo com a direção do Banpará. Até o presente momento não obtivemos resposta e tampouco verificamos no site do Sindicato qualquer informação a este respeito, A AFBEPA tem feito várias ligações, não foram atendidas, para tratar do assunto e continua aguardando retorno do Sindicato. Tão logo tenha estas importantes informações, as divulgará para o funcionalismo.




Um comentário:

A DIREÇÃO DA AFBEPA disse...

É importante a contribuição e participação de todas as entidades representativas dos trabalhadores(as) no fechamento da redação das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, porque consolida e fortalece a democracia, e por conseguinte, confere ampla legitimidade ao documento a ser assinado.
A diretoria da AFBEPA acredita, que a confecção das cláusulas que regerão a relação coletiva de trabalho dos empregados (as) do BANPARÁ, pelas entidades representativas e a administração do BANPÁRÁ, já poderiam estar praticamente todas encaminhadas, haja vista, o término da greve no banco com o aceite do que foi negociado em mesa no dia 08/10/2009Avisamos aos colegas do interior e capital, que desde de segunda-feira(19/10), estamos tentando resposta do Sindicato sobre os seguintes pontos: redação das cláusulas do ACT 2009/2010; data para assinatura do ACT 2009/2010 e esclarecimento sobre o entendimento de qual percentual base do lucro líquido será utilizado para pagamento da PLR(regra básica).
Assim que esta Associação obtiver as respostas estaremos informando aos bancários e bancárias.
Um forte abraço.
A DIREÇÃO DA AFBEPA