quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O MANIFESTO À GOVERNADORA

Na Assembléia de hoje, no Sindicato, a AFBEPA vai propor o manifesto abaixo, a ser entregue em caminhada até o CIG, na Av. Nazaré.


MANIFESTO À GOVERNADORA
Exma. Sra. Governadora Ana Júlia Carepa,

Nós, bancários e bancárias do Banco do Estado do Pará, em Campanha Salarial, nos manifestamos neste ato em defesa da democracia, da dignidade, da liberdade de organização e de mobilização por nossos direitos.

Temos sido os maiores colaboradores e defensores do Banpará, porque acreditamos em nosso banco como ferramenta fundamental da inclusão social. Nestes últimos anos fomos às ruas colher assinaturas da população contra a privatização do banco e chegamos a doar 20% dos nossos salários no processo de capitalização em 1998.

No entanto, somamos mais de 15 anos de salários congelados, trabalhamos sob denúncias de assédio moral, pressão por metas, insegurança e outros graves problemas que nos causam adoecimentos. As cláusulas mais importantes do ACT 2008/2009, como PCS, plano de saúde e ponto eletrônico, entre outras, não foram efetivadas e nesta campanha salarial 2009/2010 a direção do Banpará se recusa a negociar nossa minuta específica.

Vossa Excelência, trabalhadora bancária, quando sindicalista e parlamentar de esquerda, foi uma projetada liderança de nossa luta. Ao nosso lado, sempre defendeu o Banpará, a mesa local de negociação e os direitos e liberdades de organização e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso acreditamos que este manifesto será por vós acolhido com a propriedade de quem conhece a fundo nossa realidade e pode se comprometer com:

A MESA DE NEGOCIAÇÃO LOCAL,

O RECONHECIMENTO DA MINUTA ESPECÍFICA DO BANPARÁ,

O RECONHECIMENTO DO DIREITO DE GREVE E COMPROMISSO COM A NÃO VIOLÊNCIA CONTRA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS,

O CUMPRIMENTO INTEGRAL DO ACORDO COLETIVO 2008/2009,

O CUMPRIMENTO DO PCS ELABORADO PELA COMISSÃO PARITÁRIA, JÁ TUTELADO ANTECIPADAMENTE PELA JUSTIÇA DO TRABALHO,

A MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO DO BANPARÁ COMO BANCO PÚBLICO ESTADUAL, E

A INDENIZAÇÃO DOS BENS MÓVEIS ROUBADOS POR OCASIÃO DOS ASSALTOS E O RECONHECIMENTO DA CASA DO BANCÁRIO, EM CASO DE ASSALTO AO BANCO, COMO EXTENSÃO DO LOCAL DE TRABALHO.

BELÉM, PARÁ, 24 DE SETEMBRO DE 2009.

3 comentários:

Anônimo disse...

VAMOS CAMINHAR ATÉ O CIG!
GREVE JÁ!

Anônimo disse...

Infelizmente nós não teremos alternativa. Se o banco não quer nem nos escutar, como poderemos defender nossas propostas e se tivesse algum acordo, o que significaria? o acordo passado não foi cumprido mesmo. É GREVE!

Anônimo disse...

O manifesto está muito bom. Creio que é melhor para nós entregarmos diretamente nas mãos da Sra. Governadora, pois tal documento poderá se perder entre as gavetas dos secretários no Centro Integrado de Governo. Talvez devêssemos organizar uma carreata, ao invés de uma caminhada, destinada ao Palácio dos Despachos, lá na Av. Augusto Montenegro. Gostaria que citassem minha sugestão na próxima reunião. Muito obrigada.