sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CONTRAF CUT ORIENTA GREVE A PARTIR DE 24/09/09

HOJE, 16h30 NO POSTÃO, GRANDE REUNIÃO
PAUTA: PCS E CAMPANHA SALARIAL


AFBEPA CONTINUA CLAMANDO: SINDICATO PRECISA CONVOCAR A ASSEMBLÉIA DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS DO BANPARÁ.


A nível nacional, após 4 rodadas de negociação, sem apresentar propostas, Fenaban propõe apenas 4,5% de reajuste, PLR inferior à do ano passado, nenhuma valorização dos pisos salariais e nem proteção aos empregos. Negaram, também, o auxílio-educação e querem reduzir o auxílio-creche/babá de 83 para 71 meses.

O Comando Nacional da Campanha Salarial encaminhou documento rejeitando a proposta e indicou greve nacional a partir de 24 de setembro, quinta-feira, ao mesmo tempo em que solicitou reunião no dia 23/09/09 para que a Fenaban apresente nova proposta a ser avaliada pelo conjunto da categoria nas assembléias. Caso os bancos mantenham a proposta rebaixada, não restará saída a não ser a greve por tempo indetrminado a partir do dia 24.

AQUI, A DIREÇÃO DO BANPARÁ mantém a recusa em negociar nossa minuta de reivindicações, afirmando que apenas seguirá o acordo da Fenaban. A AFBEPA insiste a urgência da convocação da Assembléia por parte do Sindicato dos Bancários.

A Assembléia é a instância legítima para definir pela greve, por seus encaminhamentos e votar, democraticamente, seu comando.

Lembremos que no caso do PCS, se não fosse a Assembléia, nós, bancários e bancárias do Banpará teríamos perdido nosso direito, no ACT que perdeu vigência em 31 de agosto deste ano. Demais cláusulas importantes como ponto eletrônico e plano de saúde não foram cumpridas e o PCS só será cumprido, por força da Ação de Cumprimento, que votamos e decidimos na assembléia.



6 comentários:

Anônimo disse...

Não acho que tem de ter greve, afinal nem o acordo do ano passado o Sindicato forçou o Banpará a cumprir.
Pra mi m virou uma palhaçada, um circo armado. Não tem seriedade. Acho que todos os bancários deveriam se DESFILIAR do Sindicato, para ver se renasce algo melhor e realmente representativo dos empregados dos bancos,

AFBEPA disse...

Acreditamos que o caminho é a luta séria, permanente e incansável para conquista e garantia de direitos. Por isso lançamos a Campanha pelo PCS e estamos clamando pela assembléia nesta Campanha Salarial. É o certo, a nosso ver.
O Sindicato é uma entidade legal, representativa, importante para defender os trabalhadores e trabalhadoras. Foi longa e duríssima a luta pelo direito de sindicalização, de organização, de manifestação em nosso país. A posição da AFBEPA é que não devemos abrir mão do Sindicato, mas colocá-lo na linha correta de defesa dos interesses e direitos da categoria.
Muito obrigada por sua participação. E continuemos firmes e unidos na luta.

Anônimo disse...

Acho que a greve é o último caminho. Pois ano passado houve greve e nosso principal objetivo que era o PCS não conseguimos. Grevar é em busca de algo que queremos e não isso que aconteceu ano passado.

Anônimo disse...

Tudo bem que pode até ser o último caminho, mas parece que estamos passando pelos outros caminhos muito rapidamente hein? Nem negociar a direção do banco quer?

Anônimo disse...

Greve, só depois de superadas todas as fases de uma negociação, mas se o banco nem quer negociar, o que fazer? Temos que lutar sim pelos nossos direitos. Senão, quem vai ser por nós?

Anônimo disse...

Anônimo das 12:30, nós conseguiremos sim o nosso PCS. Tenho fé que conseguiremos, pois justamente porque constava do acordo coletivo do ano passado, foi que a justiça deu a tutela antecipada. Acho que não devemos desistir jamais!