terça-feira, 22 de setembro de 2009

AO INVÉS DE NEGOCIAR, BANCOS OPTAM PELA REPRESSÃO

Os bancos já estão se mobilizando contra o indicativo de greve dos bancários. As notícias no site da CONTRAF/CUT mostram as atitudes lamentáveis do setor que mais cresceu, mesmo no auge da crise, e que não se dispõe a negociar, dignamente, com os trabalhadores em Campanha Salarial. Podem ler aqui como o setor com as mais altas taxas de rentabilidade oferece aos bancários propostas insuficientes, muito aquém do mínimo negociável, muito, muito aquém do proposto na minuta. Vejam também aqui matéria da CONTRAF/CUT sobre como os bancos já estão se organizando para reprimir, até violentamente, o direito de greve dos bancários.

E COMO FICAMOS NÓS, DO BANPARÁ?
Mesmo afirmando um fantástico salto no lucro de 6 milhões em 2006, para 36 milhões em 2008, como podem ler no site do banco (Banpará na mídia - Novo presidente do Banpará destaca desempenho em pesquisa nacional), a direção do Banpará continua recusando a negociação e diz que vai aplicar apenas o que for decidido a nível nacional com a Fenaban, como se não tivéssemos uma minuta local que contempla nossas especificidades em uma realidade própria que nem se compara aos bancos nacionais de grande porte. Como se não tivéssemos sido capazes de doar 20% dos nossos salários para ajudar na capitalização do banco, como se não amargássemos mais de 15 anos de salários congelados.

Não temos saída a não ser recrudescer a luta, fortalecer nossa união, nossa fé e agir.

AMANHÃ, 23, TODOS NA ASSEMBLÉIA GERAL DO SINDICATO.

MANIFESTO À GOVERNADORA E MOBILIZAÇÃO CRESCENTE ATÉ A GREVE, SE NECESSÁRIO FOR!



9 comentários:

Anônimo disse...

"De 2006 a 2008, o lucro do banco foi multiplicado por seis, passando de R$ 6 milhões para R$ 36 milhões. E o que é mais importante: foi ampliada a participação da sociedade civil na sua gestão", ressaltou Puty.
Tá lá mesmo. Fui conferir e vi. Quem fala é o Chefe da casa Civil.
Acho que a recusa em negociar pode ser retaliação do banco por causa do PCS. Mas se for, é uma lástima isso! Inaceitável hein?! Concordo que se a gente não fizer nada, o prejuízo é só nosso, mas a pressão dentro do banco é grande.

UMA BANCÁRIA DO BANPARÁ disse...

A AFBEPA ESQUECE QUE O BANCO ESTAVA SIM COMPROMETIDO A IMPLANTAR O PCS. HOUVE UMA PROPOSTA DE TICKET, HOUVE A PROMESSA DA IMPLANTAÇÃO EM JANEIRO DE 2010 E HOUVE UM PEDIDO DE CONFIANÇA.
QUEM QUEBROU A CONFIANÇA? FOI O BANCO? OU FOI A AFBEPA QUANDO INSISTIU NA AÇÃO DE CUMPRIMENTO E INDUZIU O FUNCIONALISMO A VOTAR NA ASSEMBLÉIA, O QUE PRESSIONOU O SINDICATO A ENTRAR COM A AÇÃO DE CUMPRIMENTO?
O FUNCIONALISMO DO BANCO DEVE CONFIAR, SIM, MAS NUMA EQUIPE QUE ESTÁ SALVANDO O BANPARÁ E VAI FAZER DO NOSSO BANCO, UMA EMPRESA SÓLIDA E VITORIOSA!
CUIDADO COM OS DISCURSOS, COM AS EXALTAÇÕES. O MELHOR CAMINHO É A SERENIDADE E A FIRMEZA.

Outra Bancária do Banpara... disse...

Eu concordo com a colega bancária das 14:15. Quem quebrou a confiança e a harmonia que havia entre o Banpará e seus funcionários foi a AFBEPA, que manipulou, com discursos oportunistas, meia dúzia de funcionários, que ela mesma levou à assembleia que decidiu pela ação judicial contra o banco. Funcionários esses que não traduzem a vontade da maioria. O que a maioria queria era tranquilidade para continuar trabalhando sem a hostilidade da diretoria do Banco, e com certeza , esperaria até janeiro.
E agora?....
Nem janeiro nem fevereiro e nem março.... sabe-se lá por quantos anos esse processo vai se arrastar. Enquanto isso o funcionalismo vê seu tão almejado sonho, que já era líquido e certo, esvair-se por suas mãos, por conta da irresponsabilidade se sua própria associação, que caiu no desmando administrativo e no caos de sua má gestão, e agora perdida no lôdo da própria tempestade que causou fica atirando pra todos os lados sem um alvo específico

Anônimo disse...

GENTE ,A DIRETORIA DO BANCO ESTÁ EMPURRANDO COM A BARRIGA PARA VER COMO VAI FICAR A SITUAÇÃO DA VENDA DO BANPARÁ PARA O BANCO DO BRASIL,OU SEJA DEIXA QUE O BANCO DO BRASIL SE VIRE PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO.
GENTE VAMOS ESTUDAR POIS UMA BOMBA ESTÁ PARA ESTOURAR O MAIS BREVE QUE IMAGINAMOS,ESTOU SABENDO QUE VARIAS FUNCIONÁRIOS DA MATRIZ DO QUARTO ANDAR ,JÁ ESTÃO SE EMPENHANDO NOS ESTUDOS,COM CERTEZA SABEM MAIS QUE NÓS,POIS ISSO AMIGO VAMOS ESTUDAR,AVISO DE UMA AMIGA BANCARIA.

Anônimo disse...

É, ainda tem gente burra no mundo.

Já acreditamos em tantas coisas em nossa vida, Papai Noel, Coelho da Páscoa, Bicho Papão e tantas outras, por que não sermos mais inocentes ainda e acreditarmos em "Patrão Bonzinho"!

Trocar o liquido e certo pelo malabarismo da arte de empurrar com a barriga é pura idiotice.

PCS Já e tá acabado mano.

Se eu deixar de vim um dia trabalhar descontam do meu salario, pois assim foi pactuado.

Realmente a corda sempre quebrará do lado mais fraco, pois não somos unidos e portanto somos fracos, fraquérrimos, pois ainda tem uns bestas que acreditam em baixar a cabeça sempre.

Anônimo disse...

o BANCO NÃO IRIA IMPLANTAR O PCS NÃO! SE QUISESSE IMPLANTAR JÁ TINHA FEITO ATÉ O DIA 18 DE MAIO, A DATA PRA IMPLANTAR NÉ? NÃO ACREDITO QUE IRIA IMPLANTAR NÃO. PRA MIM, QUEM QUEBROU A CONFIANÇA FOI O BANCO QUE ASSINOU O ACORDO E DEPOIS NÃO CUMPRIU NÉ? ACHO QUE SÓ QUEM LUTOU PELA GENTE FOI MESMO A AFBEPA.

Anônimo disse...

Gente, voces acreditam em papai noel. Respondam: por que a Noemia não veio? por ja transferiram os fundos para o BB? por que não usaram o lucro tributario para o PCS?
Mais cedo ou mais tarde iremos atravessar a Presidente Vargas.

Anônimo disse...

SINCERAMENTE, DÁ ATÉ VONTADE DE RIR SABE? OU DE CHORAR. MAS COMO HAVIA CONFIANÇA ENTRE NÓS E A DIREÇÃO DO BANCO SE A DIREÇÃO DO BANCO NÃO CUMPRIU AS CLÁUSULAS MAIS IMPORTANTES DO NOSSO ACORDO PASSADO? QUE CONFIANÇA É ESSA, MINHA COLEGA? DE DUAS, UMA: OU VOCÊ TÁ MUITO ILUDIDA, CEGA, DOMINADA OU VOCÊ ENXERGA MUITO BEM E É DA DIREÇÃO DO BANCO. ALIÁS AS DUAS (14:14 E 20:27). OLHA BASTA DE ILUSÃO: DIZER QUE ESSA MARAVILHOSA EQUIPE VAI SALVAR O BANPARÁ???????????????? É CAMINHAR PRA FORCA SORRINDO, VIU?

Anônimo disse...

Colegas, acho que não deveríamos brgar entre nós, pois precisamos de união e força!
Creio que o banco errou conosco ao não implantar o PCS. Acho que sei quem está defendendo a direção do banco, mas não importa dizer aqui para não expor as colegas, mas temos que ter consciência. Creio que as direções todas passam, mas nós, funcionalismo do banco alavancamos a emrpesa. Respeito o trabalho das colegas que hoje estão na diretoria do banco, mas sabemos que tudo passa e acho que tais colegas deveriam defender mais aos seus iguais e menos a direção que é nomeada e amanhã ou depois, será passado dentro da empresa. Peço a consciência das colegas. Reflitam melhor. Muito obrigada.